SEM INTERNET, SEM ENSINO REMOTO!

Postado: 09/02/2021

O SINTUR-RJ APOIA OS ESTUDANTES DA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL E JUNTO REIVINDICA INTERNET PARA GARANTIA DO ENSINO REMOTO
 
Pela instalação imediata de internet no alojamento da UFRRJ - Campus Seropédica
 
Desde o ano de 2020, o ensino remoto foi implementado na UFRRJ, apesar de tantas adversidades. Simultaneamente, a administração central criou auxílios de inclusão digital e chips com pacotes de dados por mês de aula, por meio do programa Alunos Conectados do MEC/RNP, mas sem levar em consideração a real demanda necessária para o atendimento pleno. O resultado é que os alunos alojados não têm internet necessária para que possam estudar, conforme relato de quem passa pelo problema.
 
O acesso à internet não deve ser considerado luxo, mas sim um direito, principalmente em uma Universidade que defendeu e aprovou o Ensino Remoto. A política acadêmica admitida pela administração com a implementação do ensino remoto é incompatível com a realidade da base, conforme já apontávamos. Por isso, entendemos que a instalação de Wi-fi na residência universitária é condição básica e indispensável para a manutenção desta modalidade de ensino.
 
Os chips fornecidos são apenas uma medida paliativa e servem para pressionar os estudantes a uma produção acadêmica excelente diante de uma estrutura inexistente!
 
Cabe à Administração Central enfrentar esta realidade e resolver o problema, cumprindo o que prometeu ao defender o Ensino Remoto: garantir condições para que todos os Estudantes da UFRRJ possam exercer o direito a estudar.
 
Por isso, o SINTUR-RJ apoia a reivindicação em defesa da ampliação das redes de wi-fi para toda a Residência Estudantil da UFRRJ.
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS