29 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS

Postado: 29/01/2021

O dia 29 de janeiro é dedicado às discussões sobre a visibilidade de pessoas transexuais e travestis e destaca a luta pelos direitos da população LGBTQIA+* no Brasil. Nesta data, em 2004, lideranças do movimento pelos direitos de pessoas trans se reuniram no Congresso Nacional, em Brasília, para lançar a campanha "Travesti e Respeito: já está na hora dos dois serem vistos juntos".
 
O dia é um marco na luta por direitos humanos básicos, civis e sociais, uma vez que historicamente a comunidade trans e travesti é marginalizada, violentada e estigmatizada com o aval do Estado e de seus aparelhos ideológicos. No Brasil, a marginalização é estrutural e se expressa de forma escancarada através dos números: de acordo com o grupo Transrevolução (RJ), a expectativa de vida de uma pessoa travesti ou transexual brasileira gira em torno dos 35 anos, enquanto que a da população média é de 74,6 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
O Brasil segue no posto de país do mundo que mais mata transexuais do mundo, segundo levantamento da ONG TGEU.
 
A exclusão, a falta de respeito, de políticas públicas de acolhimento e de saúde, além do preconceito no ambiente escolar geram obstáculos para o exercício de direitos básicos, que afastam esta população do acesso à saúde e educação. O abandono escolar e o isolamento se tornam uma forma de evitar os sofrimentos. De acordo com dados da RedeTrans, cerca de 82% das mulheres transexuais e travestis abandonam o ensino médio entre os 14 e os 18 anos.
 
A baixa escolaridade decorrente desse contexto, somada aos estigmas e à vulnerabilidade social dessa população, traz como consequência uma grande dificuldade para sua inserção no mercado de trabalho formal, especialmente, em cargos que exigem maior qualificação. 
 
Para combater o preconceito estrutural, o SINTUR-RJ atua há anos em defesa do movimento trans e vem promovendo atividades, participando de projetos e desenvolvendo materiais para dar suporte à luta e com o objetivo de inserir essa importante temática na luta sindical.
 
DIA 29 DE JANEIRO É DIA DE LUTA!
 
*LGBTQIA+: Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexual e + é utilizado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero.
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS