O Fórum dos Técnico-Administrativos precisa ser um espaço de respeito aos TAES

Postado: 16/09/2020

O Fórum dos Técnico-Administrativos precisa ser um espaço de respeito aos TAES. 
 
O Lançamento do Fórum dos Técnico-Administrativos criou em toda a categoria uma grande expectativa, afinal teríamos um espaço democrático para dialogar sobre os assuntos relacionados a nossa vida funcional e este espaço seria de valorização para os servidores, contribuindo para que a universidade fosse um espaço acolhedor.
 
Mas a realidade foi outra. O Fórum dos Técnico-Administrativos é controlado totalmente pela Pró Reitora de Gestão de Pessoas, os temas a serem discutidos são o que interessam somente à Administração Superior, sempre com prazo curto e com muita pressão, utilizando-se sempre do terrorrismo do Governo ou dos órgãos de fiscalização.
 
Lembram-se do ponto eletrônico?
 
O Fórum dos Técnico-Administrativos foi apresentado pela Pró Reitora de Gestão de Pessoas com todas as regras prontas e as pessoas já escolhidas para executar as tarefas "permitidas" no Fórum.
 
O calendário é decidido pela Pró Reitora de Gestão de Pessoas, assim como a pauta, que chega junto com a proposta já pronta e só se muda uma vírgula se ela tiver acordo.
 
Quando com muito esforço se consegue de forma democrática, um pequeno avanço, como o GT para discutir o Teletrabalho - que ela não queria - é ignorado e, junto com o Reitor, a pró reitora decide que apresentarão uma minuta, até mesmo inventando um prazo que não tem na IN65 e ninguém leu em nenhum documento. Neste momento, lembram do Fórum para discutir a IN65 de maneira urgente, em plena Pandemia.
 
E então entre a expectativa de um Fórum dos Técnico-Administrativos realmente da categoria e a realidade do Fórum que existe hoje, de propriedade da Pró Reitora de Gestão de Pessoas, o que fazer?
 
Antes de respoderem, reflitam: "Vocês conseguem imaginar um Fórum de Professores em que o controle total seria de um Técnico-Administrativo?"
 
Com certeza a resposta é não.
 
Por respeito à nossa categoria devemos reivindicar que o Fórum dos Técnico-Administrativos seja de fato um espaço de diálogo e não de autoritarismo e desrespeito.
 
Para isso, é preciso que:
 
- O Coordenador do Fórum dos Técnico-Administrativos seja escolhido pelos próprios técnicos, no Fórum.
 
- As reuniões do Fórum dos Técnico-Administrativos tenha um calendário mensal de reunião, definido no próprio Fórum.
 
- A pauta seja construída pelos técnico-administrativos.
 
- A categoria tenha acesso aos documentos que serão discutidos no Fórum antes das reuniões.
 
Estamos encaminhando estas propostas em ofício para a Pró Reitora de Gestão de Pessoas e aguardaremos a resposta para sabermos se o Fórum continuará uma EXPECTATIVA OU SERÁ DE FATO UMA REALIDADE.
 
Diretoria Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS