27 DE AGOSTO

Postado: 27/08/2020

Segundo o Conselho Federal de Psicologia- CFP, existem no Brasil, cerca de 377 mil profissionais habilitados desenvolvendo essa atividade, nas mais diversas áreas da sociedade, como na Educação e Saúde. Hoje, 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo, e também este é o mês que a categoria completa 58 anos de existência no Brasil.
 
A Lei 4.119, que estabelece a profissão foi sancionada em 27 de agosto de 1962, no governo do presidente da República, João Goulart. O Conselho Federal de Psicologia orienta, fiscaliza e disciplina a profissão de psicólogo. Cuida por princípios éticos e age pelo desenvolvimento da Psicologia.
 
Este ano, as comemorações do Conselho Federal de Psicologia giram em torno do seguinte tema: “Superando distâncias, conectando vidas”, com o objetivo de discutir como o profissional de Psicologia, atua para compreender a complexidade das subjetividades e suas relações com o mundo, a sociedade e a cultura. Alinhando a ciência e a profissão.
 
Um conceito estabelecido sobre a psicologia diz que: “A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano, o profissional de psicologia por sua vez é alguém que busca compreender as funções e comportamentos da mente humana através de estudos que possibilitam auxiliar no tratamento e prevenção de doenças mentais, na compreensão e enfrentamento das questões emocionais e na busca por equilíbrio e qualidade de vida”.
 
Neste cenário de pandemia do novo coronavírus, muitos de nós fomos atingidos de forma indiscriminada, sendo afetados em diversas áreas, tendo prejuízos em vários aspectos, seja pelo luto de ter perdido alguma pessoa próxima (parente ou amigo), ou pela perda do emprego e com dificuldades financeiras. Sem falar do próprio isolamento e da mudança brusca na rotina, que tem causado muitos problemas na saúde mental. Todos esses episódios refletem de alguma forma no comportamento da nossa psique e o psicólogo é o profissional habilitado para auxiliar na compreensão dessas questões e orientar na condução para reorganizar o caos.
 
Embora exista a possibilidade de atendimento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), através do SUS, clinicas universitárias, campanhas de atendimentos solidários, ainda assim, o acesso ao serviço de psicologia é algo difícil para grande parte da sociedade, em alguns casos, até pela falta da informação que o serviço é oferecido gratuitamente ou pela escassez deste profissionais nas áreas mais vulneráveis das grandes cidades. Alguns casos, o atendimento psicológico  ficando limitando a classe média ou alta, pessoas com recursos, levantando uma discussão muito importante sobre o papel social do psicólogo e da psicologia como ferramenta dos direitos humanos.
 
O Conselho Federal de Psicologia tem uma programação para este dia, com uma exposição sobre o tema de aniversário: “Psicologia 58 anos: Superando distâncias, conectando vidas”, que será apresentada a partir das 16h, através de uma live no canal de youtube  https://www.youtube.com/channel/UCNdXU6WYxjq82-sx8bp3cWg.
 
No próximo dia 31, ás 16h, a participação do conselho será junto à diversas mulheres em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, que irá apresentar o tema “Lesbianidades, saúde e violência”, no mesmo canal de youtube.
 
Neste mesmo dia será lançado um guia com orientações  para regulamentação, em todos os estados e municípios, da Lei nº 13.935/2019 – que oferece o serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.
 
Outra iniciativa do conselho será o lançamento de uma publicação que coletou informações dos debates que foram promovidos pelo CFP e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), sobre a importância da presencialidade para a formação em Psicologia. A apresentação do documento pretende orientar sobre as práticas e estágios no contexto da educação remota emergencial. Os profissionais também serão estimulados a compartilharem suas manifestações artísticas e culturais.
 
Essas atividades encerram o mês de comemoração dos 58 anos de atuação no Brasil.
 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS