CENTRO DE ARTE E CULTURA DA UFRRJ

Postado: 15/07/2020

O Centro de Arte e Cultura (CAC) foi criado em 2007, com o propósito de oferecer atividades artísticas e culturais no campus Seropédica, sendo voltado para a comunidade universitária e dos municípios vizinhos. 
 
Atualmente, cerca de 30 oficinas artísticas ocorrem semestralmente e são ministradas por alunos da universidade e voluntários da região. Além disto, o CAC promove eventos socioculturais e formações, tais como workshops e palestras com produtores e profissionais da área artística. As atividades são inteiramente gratuitas.
 
Mas como estão essas atividades durante a pandemia?
 
Assim como grande parte da população os colaboradores e alunos tiveram que se readequar a essa triste realidade, que inicialmente levou o CAC a ficar parado por quase 15 dias. Hoje, ele continua fechado, mas seguindo a proposta da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a qual faz parte, atividades online têm sido ministradas. 
 
O Coordenador do CAC, Matheus Sousa, nos falou a respeito dessa iniciativa. Segundo ele a ideia foi muito positiva até mesmo por que levou os envolvidos, com o passar do tempo e o aumento das demandas, buscar aprender coisas novas para dessa forma chegar, até os alunos que estão inscritos, um material de qualidade.
 
Há cadastrados no CAC 2206 alunos da Rural, 403 crianças, totalizando 3702 pessoas. As aulas tem acontecido através de Lives, vídeos no Instagran e pelo Zoom. Matheus afirma que as metas têm sido alcançadas graças ao bom engajamento dos envolvidos.
 
Infelizmente, o cenário atual não indica uma data com previsão de retorno para as aulas presenciais, mas isso não os desamina.  O trabalho do Centro de Arte e Cultura continua, embora com muitas limitações os bolsistas seguem ativos.
 
Contudo, as oficinas de artesanato estão acontecendo apenas pela Internet, os alunos (as) antes eram na sua grande maioria de idosos (as) e agora observa-se a participação dos jovens. Isso devido as dificuldades de manuseio e acesso as tecnologias, uma tristeza, mas a boa notícia é que em breve serão gravados videoaulas com os oficineiros da comunidade.  Matheus fez questão de enfatizar que será um encontro seguro, todo mundo usando máscara e em um número máximo de 3 pessoas.
 
Como podemos ver a fase atual é de sobrevivência, o CAC que há 13 anos vem acrescentando muito à arte e cultura de Seropédica e comunidade adjacentes se reinventa para seguir presente e da forma mais participativa possível na vida dessas pessoas. 
 
Você ainda não conhece o CAC?
 
Para mais informações, acesse o site e as redes sociais:
 
Contatos:
E-mail: ufrrj.cac@gmail.com
Telefone: (21) 2682-2447

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS