21 de março: Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Postado: 21/03/2022

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março. Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. A data foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

A eliminação de qualquer tipo de discriminação é um dos pontos centrais da Declaração Universal das Nações Unidas: “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública” (Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

O racismo no Brasil está associado à redução das oportunidades de melhoria das condições sociais. Esse problema persiste desde o período colonial, quando os portugueses pensavam que a cor da pele era um fator determinante para a capacidade intelectual. Consequentemente, esse legado histórico ainda mantém raízes profundas no que se refere às diferenças sociais.

No entanto, preconceito e discriminação racial resultam em problemas que vão muito além da cor da pele: contribuem para o desenvolvimento de diferentes formas como o acesso à saúde, ao trabalho, condições dignas de vida e a ser reconhecido como cidadão.

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial também pode ser visto como uma data oportuna para debater questões associadas ao racismo institucional, sobretudo nesse cenário da pandemia. A pesquisa mais recente sobre vacinação mostrou que até o momento o Brasil já vacinou duas vezes mais pessoas brancas do que negras, mesmo com os dados demonstrando que a mortalidade da covid-19 em negros é maior.

Essa data precisa ser um marco na adoção de propostas para combatê-lo. Nesse sentido, associar essa data à luta dos povos negros contra o racismo estrutural pode ser o caminho para minimizar os efeitos da discriminação sobre a vida das pessoas.

O SINTUR-RJ em seus 27 anos de existência sempre fez a luta contra o racismo, o que se intensificou com a criação do GT Anti Racismo João Cândido/SINTUR-RJ*.

A luta contra o racismo não é só do movimento negro, deve ser uma luta de todos os trabalhadores.

Como diz Angela Davis: "Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista."

SINTUR-RJ na luta contra o racismo!

Artigo escrito por: Rosana de Sousa Fernandes dirigente do Sindicato dos Químicos de São Paulo, trabalha em um empresa Cosmética na Região de Caieiras. Formada em Serviço Social , e Sindicalismo , Educação e Trabalho . Militante do movimento Feminista , foi a primeira secretária Nacional de Juventude da CUT . Hoje está em seu segundo mandato como dirigente adjunta da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo da Central .

Direção Colegiada do SINTUR-RJ

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS