SINTUR-RJ INFORMA:

Postado: 20/10/2021

Nessa última terça-feira, (19), durante a Reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CEPE, o conselheiro Marcelo Pessoa, suplente, representando toda a categoria técnico-administrativo da Rural, em sua fala tratou a publicação feita pelo site da UFRRJ na última segunda-feira (18), com o título - REITORIA PUBLICA MEDIDAS PARA O RETORNO GRADUAL AO TRABALHO PRESENCIAL NA UFRRJ.

Marcelo deixou claro a posição de todos os TAE’s e reiterou a necessidade da participação da categoria em qualquer reunião que trate o assunto retorno presencial e que após as reuniões que o reitor fará com os diretores e as chefias de departamentos para tratar do retorno à presencialidade, os técnicos, sejam informados com antecedência sobre as possíveis alterações na frequência, que segundo o reitor ocorrerão, por exigência do SIGEPE.

Como resposta o reitor, Roberto de Souza Rodrigues, afirmou que a publicação se trata de uma portaria que está de acordo com as novas orientações contidas na IN SGP/SEDGG/ME nº90 de 28/09/2021, deixando muito claro durante a reunião que NINGUÉM É OBRIGADO A RETORNAR.

A UFRRJ seguira todas as orientações do Comitê COVID, ou seja, a Rural continua em bandeira vermelha, possível retorno presencial está prevista para março 2022.

A necessidade de uma ampla discussão antes do retorno dos TAE’s ao trabalho presencial, o que tange a adoção do controle de frequência do ponto eletrônico, no "novo presencial" e como será a implantação do teletrabalho de forma definitiva na Rural para alguns, técnicos, e há que se definir quem irá adotar essa forma de trabalho também foi mencionada.

Com relação ao ponto principal da pauta da reunião - Calendário Acadêmico para 2022 - até o início de 2023, a maioria votante apontou a necessidade de levar o assunto para discussão de todas as categorias, discentes, docentes e técnico-administrativos, e só na próxima sexta-feira, 22 de outubro, às 14h, o CEPE voltara a se reunir para aprovação do calendário que ficará vigente para 2022.

Hoje, 20/10, haverá reunião com o Comitê de Mobilização - composto pelos três seguimentos, discentes, docentes e técnico-administrativos - que irá discutir as duas propostas de calendários:

Proposta 1 - Início do período letivo 2021-2 em março de 2022; em seguida, com um curto intervalo de recesso acadêmico, realização do período letivo 2022-1; outro curto intervalo e no final do ano o início da realização do período letivo 2022-2, com um intervalo para as festas (Natal e Ano Novo) e sua finalização ocorrendo apenas em fevereiro de 2023; em março de 2023, teria início o período letivo 2023-1.

Proposta 2 - Início do período letivo 2021-2 em 31/01/2022, sendo realizados, em seguida, com intervalos de recesso muito curtos, ainda em 2022, os períodos letivos 2022-1 e 2022-2, sendo que este último seria encerrado já praticamente no Natal. No início de 2023, a realização do período letivo 2023-1.

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS