15 DE OUTUBRO: DIA DOS(AS) PROFESSORES(AS)

Postado: 15/10/2021

Desde o início da pandemia, é patente que o modelo de sociedade em que vivemos, construído sobre a lógica da acumulação e na exploração da força de trabalho, de desprezo à vida e à natureza, deve ser urgentemente superado!
 
Mesmo diante de um cenário de crise do capital, que afeta ainda mais a classe trabalhadora, os governos neoliberais tentam impor a qualquer custo agendas que atacam incessantemente os trabalhadores, em especial profissionais da educação. Ademais, tentam implantar reformas que pretendem impedir a existência de uma educação pública, gratuita e de qualidade social e se tornou comum o ataque à liberdade de pensamento com tentativas de cerceamento.
 
Neste sentido, o exercício da profissão do professor é um exercício de resistência e que não pode se esquivar à luta. Os ataques mascarados de combate à ideologia nas salas e nos espaços de formação e de saber são ideológicos e têm objetivos muito bem delimitados: destruir o pensamento crítico, que forma pessoas descontentes com o modelo de educação tecnicista e mercadológico.
 
Assim, os professores, técnicos e discentes seguem juntos, desde o início do governo Bolsonaro, indo às ruas de cidades do Brasil e do mundo na luta pelo Fora Bolsonaro. Continuamos confiantes de que a primavera há de surgir e ela surgirá nas ruas.
 
Mesmo frente às mais diversas dificuldades, professores e professoras em todo o País mostram que o ensino pode ser um instrumento de conscientização. É por isso que o governo Bolsonaro não deixará de atacar a educação, o conhecimento e a ciência, mas já deixamos claro que, ao lado dos professores e professoras de luta, resistiremos e contra-atacaremos ainda mais fortes.
 
Feliz dia dos professores!
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS