QUEM É VOCÊ NO SERVIÇO PÚBLICO? #7

Postado: 15/10/2021

Pós-Graduada em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), Pós-Graduanda em Psicologia (FAVENI), possuindo em meu currículo acadêmico duas graduações: Ciências Biológicas (1989) e Psicologia (2018). 
 
Tenho em meu histórico laboral serviços na rede privada no período de 1986 a 1994. No serviço público sou servidora concursada no cargo de Laboratorista de Área (cargo extinto). Como Assistente de Laboratório, atuei em laboratórios de pesquisa da UFRJ no período de 1994 a 1998. Na UFRRJ atuo desde 1998, ano em que fui redistribuída. Na UFRRJ fui lotada no Departamento de Geociências/IA durante o período de 1998 a 2012, período em que executei funções de apoio no laboratório de Sedimentologia com atuações de uma prática laboratorial. 
 
Em meados de 2012 enfrentei questões de mudança de moradia para a cidade de Niterói. Com isso, foi necessária uma mudança de lotação dentro da UFRRJ. O Centro do RJ foi uma opção, e desde então minha lotação é no Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – DDAS/ICHS, local que também funciona o programa de Pós-Graduação – CPDA/ICHS. 
 
Com a mudança de lotação houve a necessidade pessoal e profissional de reestruturação para o desenvolvimento das atividades profissionais. Os protocolos laboratoriais não mais faziam parte da rotina, mas o novo e desafiador trabalho administrativo. Fluxos de processos, memorandos e disposição para reaprender a trabalhar. 
Durante o percurso foi necessário me redescobrir em nova função. Obtive muito apoio dos colegas técnicos, docentes e colaboradores. 
Toda essa mudança fez repensar em minhas habilidades, meu espaço na instituição e minhas prospecções futuras. Fato que em 2013 fez com que eu buscasse na Psicologia uma nova possibilidade de formação, agregando não só ao meu trabalho como servidora da UFRRJ, mas na possibilidade de atuação. 
 
Durante toda trajetória de Servidora Pública Federal estive sindicalizada. Ao chegar na UFRRJ, um dos primeiros atos foi conhecer me sindicalizar ao SINTUR.  Pois entendo a importância de atuação e apoio do Sindicato de uma forma para além do individual, mas no coletivo e na representação do grupo de Técnicos de uma Universidade em toda sua potência e pluralidade de saberes. 
 
Alegra ver o engajamento de colegas e a forte e crescente atuação dos representantes.  Fatos e disposição que se fazem importante em face a tantas ameaças em andamento, em que emendas constitucionais, visam alterar disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa, como em andamento, a PEC 32. 
 
A Reforma Administrativa, na forma que é colocada, faz um verdadeiro desserviço. Com informações falsas e inconsistentes, a PEC é apresentada como solução dos problemas, e para isso reforça preconceitos criados ao longo do tempo sobre o serviço público, trazendo velhas crenças sobre o trabalho e atuação do servidor público.  
 
Estamos vivendo em tempos que precisamos estar atentos para não sermos capturados pelo medo e desinformação. As ações individuais afetam o coletivo e vice versa. Tenhamos esse olhar global para ações locais, reconhecendo os espaços de voz e de representação, como espaço legítimo, conquistado em anos de muitas lutas e histórias. Reconhecer em um corpo para além da instituição Sindicato, mas um corpo coletivo e de representação de vidas, trabalho, possibilidades, sonhos e desejos. 
 
Agradeço o espaço, ao serviço público de trabalho e busca de qualidade e as oportunidades aqui criadas e compartilhadas.

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS