MEMÓRIAS VIVAS SINTUR-RJ - JULIO CESAR PETINI

Postado: 07/10/2021

Meu nome é Júlio César Petini, tenho 71 anos e 49 de serviço público. Cheguei à Rural através de concurso público realizado no início de 1972 e admitido em 12 de outubro de 1972. 
 
A história do sindicato começa na ASUR (Associação dos Servidores) que estava localizada em uma pequena sala no Pavilhão Central, (P1), no entanto, em um dado momento a  reitoria solicitou que a mesma fosse desocupada, foi então que surgiu a necessidade de sairmos para um local maior. A partir de então, com a ideia de inaugurar uma sede para os Técnico-administrativos da Rural, nasce o  SINTUR, o qual havia uma construção já começada atrás do P1, exatamente onde hoje é a Sede. 
 
Não vejo o processo de criação do nosso sindicato como algo complexo, mas sim muito demorado.  Naquela ocasião não encontramos nenhuma objeção imposta, por qualquer pessoa que representasse a administração da universidade, contra a criação do SINTUR. 
 
Eu fui eleito para a primeira diretoria colegiada, fui coordenador financeiro e reeleito para o segundo mandado do que seria a segunda diretoria deste sindicato e na mesma ocupação. 
 
No primeiro mandato, eu, como coordenador financeiro consegui finalizar a construção da sede atual, foi adquirido um veículo Kombi, cinquenta jogos de mesa e cadeiras, tudo isso em três anos de mandato, os quais foram muito importantes para o SINTUR.
 
Quanto ao serviço público, eu percebo que mudou muito, em alguns aspectos, para melhor e em outros para pior. No meu ponto de vista é mais fácil ser dirigente sindical nos momentos atuais, tendo em vista que os trabalhadores de hoje têm maior esclarecimento da importância de um sindicato para nós, os servidores.
 
Em relação à PEC 32, eu sou contra a todas as manobras para retirar direito de trabalhador. 
 
O meu conselho para a nova diretoria é que não esmoreça, pois, a luta continua e a categoria espera que o almejado seja alcançado.
 
Júlio, a coordenação do SINTUR-RJ agradece sua dedicação e trabalho no Serviço Público, temos muito orgulho da sua trajetória dentro do SINTUR-RJ.

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS