Setembro Amarelo e o Assedio moral

Postado: 29/09/2021

O assédio moral, um crime que afeta a saúde física e mental da vítima.

O número de processos de assédio moral no ambiente de trabalho cresceu mais de 10% nos primeiros seis meses de 2021. Entre janeiro e junho, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), foram registradas 27.117 novas ações, enquanto no mesmo período do ano passado foram 24.489. Uma pesquisa feita por um site de vagas registrou que 52% dos entrevistados alegam ter sofrido algum tipo de assédio moral no meio corporativo. No entanto, 87,5% não denunciam o assédio. Os motivos são inúmeros: vergonha, medo que a culpa recaia sobre a vítima e, principalmente, medo de perder o emprego.

A relação entre assediador e assediado acontece de forma sutil: “O assédio moral se dá em duas fases: na primeira, a pessoa ainda não tem consciência que a agressão é direcionada exclusivamente a ela, em um segundo momento, a pessoa se percebe como alvo das atitudes maldosas”.

A falta de discernimento entre poder e autoridade são a origem da maior parte dos comportamentos abusivos. Isso porque, geralmente o assediador ocupa uma posição superior à da vítima no local de trabalho/empresa. Podemos destacar aqui o uso da relação hierárquica para sobressair, comportamentos arrogantes e exploram o outro nas relações interpessoais, o sentimento de inveja e a necessidade de se sentir importante também podem estar presentes no assediador.

Essa forma de se relacionar pode ter resultados satisfatórios para o assediador em um primeiro momento. É comum o abuso da autoridade resultar em submissão, obediência e, inicialmente, na qualidade de trabalho mais satisfatória. Mas quando a vítima começa a sofrer as consequências do abuso, a produtividade pode cair. Além disso, em casos onde outros funcionários testemunham o abuso, a relação da equipe e o clima organizacional também são comprometidos.

O fator mais preocupante são as consequências que a vítima pode sofrer, tais como: alteração do sono, dificuldades de se relacionar, estresse, síndrome do pânico e depressão podem ser observadas.  Além do comprometimento imediato à qualidade de vida do indivíduo, o acumulo gradativo desses sintomas podem resultar em doenças psicossomáticas, que são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam o funcionamento dos órgãos do corpo.

Com o equilíbrio emocional comprometido, muitas vezes o indivíduo é colocado em uma posição onde não vê com clareza que é vítima da situação. Por isso, se culpar e continuar a se submeter aos assédios são atitudes muito comuns, e a denúncia se transforma em uma opção distante, acobertada pelo sentimento de incompetência profissional, o medo de ser transferido de setor, colocado a disposição ou até  perder o emprego.

Como identificar o assédio moral?

O assédio moral é sutil e mascarado, por vezes disfarçado pela relação de poder intrínseca ao contexto corporativo, o comprometimento físico da vítima é decorrente das agressões psicológicasque afetam a à saúde mental, a autoestima e autoconfiança da vítima. Um exemplo para retratar o assédio moral no trabalho é o filme “O Diabo veste Prada”.

O assédio moral pode ser identificado por colegas de trabalho:  As mudanças nas relações interpessoais no ambiente de trabalho são o maior sinal de que aquele profissional está passando por algum problema. A postura adequada ao identificar tais mudanças é buscar entender o que está acontecendo, porque na dinâmica profissional, o clima se torna tenso.

Vale destacar que, ao notar qualquer tipo de relacionamento abusivo no ambiente de trabalho, a atitude empática dos colegas pode fazer uma diferença essencial nas consequências sofridas pela vítima.  E é de extrema importância denunciar, procurar pessoas de confiança, uma entidade que irá dar o suporte necessário, os TAE's da UFRRJ podem contar com o SINTUR-RJ.

O sindicato acolhe todas as denúncias, oferece todo respaldo jurídico e garante sigilo, se for da vontade da vítima.  A pessoa que está sofrendo assédio, ao ver nas redes sociais ou na imprensa os casos divulgados, acaba se identificando com a situação e ganha força para denunciar também, então: Não se cale! Assédio Moral é crime! Agir salva vidas!

Texto adaptadohttp://https://www.ecodebate.com.br/2021/08/06/assedio-moral-pode-afetar-a-saude-mental-do-profissional/

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS