ÁLCOOL 70% LIQUIDO

Postado: 13/04/2020

Com a epidemia do covid – 19 estamos vivenciando uma época de escassez em alguns produtos que, em outra ocasião, encontraríamos com facilidade e a um preço, razoavelmente, justo nos supermercados, farmácias e lojas de conveniências em geral.  
 
Se ao ler essas poucas linhas você pensou no álcool em gel, parabéns! Isso mostra o quanto anda ligado no caos que avança, de forma aniquiladora, levando vidas pelo mundo a fora. 
 
E sabe, também, que é fundamental reforçar um hábito básico de higiene: lavar as mãos com água e sabão. E quando não for possível, o álcool gel é, sim, um substituto eficaz para essa higienização.
 
Contudo, o protagonista dessa matéria é outro, na verdade são outros, no plural. 
 
Enquanto grande parte de nós, está passando pela medida de quarentena dentro da segurança de nossos lares, há vários profissionais do departamento de química da UFRRJ se revezando na produção de álcool líquido 70%.
 
Em um projeto de iniciativa das Professoras Clarissa Oliveira e Rosane Nora, com o suporte da direção do Instituto de química e mais algumas pessoas envolvidas, os técnico-administrativos tem trabalhado de forma alternada na produção do álcool. E são eles, que recebem o material (álcool) vindo de doações, fazem a diluição e o próprio envase dentro do laboratório. 
 
Hoje, o departamento conta com a dedicação de 5 (cinco) profissionais, Vinicius Gomes, Renan D’avíla, Gabriela Rocha, Durval Mariano que são do departamento de química e Thiago Bandeira, técnico do Instituto de Florestas.. Esses, técnico- administrativos tem trabalhado intensamente para o sucesso deste projeto.
 
É bom ressaltar que estes trabalhadores fazem de tudo um pouco, são eles que manuseiam o álcool 92% e 46% fazendo a mistura que é transformada no álcool líquido 70%, conforme o Técnico de Laboratório, Vinícius Gomes, explica no vídeo, em entrevista concedida ao SINTUR-RJ.  
 
“A gente enquanto Instituição está mostrando  para a sociedade para quem de fato a gente serve. Não é para quê a gente serve.  É pra quem,  a gente serve. Então a sensação de trabalhar e saber que  estamos ajudando as camadas mais frágeis da sociedade, isto me motiva e me dá ânimo, pra ir lá.  Cada litro de álcool que eu produzo ali, eu sei que vai ser fundamental para os Hospitais Públicos, asilos, para os nossos alunos residentes que não conseguiram voltar para suas casas, para os servidores das terceirizadas que ainda estão lá, tendo que trabalhar, e que estão usando nosso álcool para se proteger, enfim, é essa a sensação: que estamos lavando a Baixada com álcool e ajudando a proteger e salvar vidas. Nosso trabalho não vai parar.”
Vinícius, fala com orgulho e satisfação do trabalho que vem  realizando. 
 
Os profissionais têm se revezado em respeito à medida de segurança contra o COVID -19, há trabalhadores que moram em Seropédica o que facilita um pouco, mas outros precisam de ônibus para se deslocar e também moram com os pais que fazem parte do grupo de risco. E mesmo com a produção alternada a média de fabricação varia entre 250 litros de álcool 70% por dia. 
 
E o resultado dessa dedicação é que entre os dias 23 de março e 03 de abril, mais de 1,2 mil litros de álcool líquido 70% foram  doados. Além de setores essenciais da UFRRJ, o material vem sido distribuído  externamente para Postos de Saúde, Casas de Repouso, Bombeiros, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse), Instituto Fernandes Figueira no Flamengo, e todas as secretarias da Prefeitura de Seropédica. 
A notícia boa é que este número tende a aumentar, pois a AMBEV e a Petrobras fizeram uma doação generosa de material, o que só virá  beneficiar um número maior de pessoas. Para continuar a suprir as necessidades de mais pessoas e Instituições, contribuam com embalagem de diversos tamanhos.
 
O trabalho realizado está sendo amplamente reconhecido, o exemplo disto, é a matéria de divulgação no jornal da Baixada, A voz dos Municípios - Fluminense. 
O momento atual é de muita dificuldade, o objetivo nessa fase de coronavirus é prevenção, cuidado individual. Então por respeito  e justiça a todos os envolvidos, pelo trabalho e a dificuldade que cada um enfrenta para estar no local de trabalho, precisamos  valorizar o que de fato cada um faz. 
 
Estes técnicos-administrativos, enfrentam cotidianamente dificuldades para exercerem suas funções, precisam não só agora, que estão sendo vistos como essenciais, mas para que possam desenvolverem com  competência suas atribuições, eles necessitam de  melhores condições de trabalho, respeito e valorização.
 
 Esperamos que a Administração Central da UFRRJ possa através deste e tantos outros exemplos, respeitar os técnico-administrativos reconhecendo seu valor e importância como parte fundamental integrante  da Comunidade Universitária.
 
A Direção Colegiada do SINTUR-RJ parabeniza a todos os servidores, em especial aos técnico-administrativos, envolvidos nesta importante contribuição de solidariedade para enfrentamento neste momento tão difícil que estamos vivendo.
 
#ServidorPúblicoValorizado #ServiçoPúblicoDeQualidade

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS