Acompanhe a cobertura dos dois dias do Seminário “Mulheres Pretas têm História”

Postado: 27/07/2016

O tema escolhido remeteu à resistência das mulheres negras diante das inúmeras violações sofridas há tantos séculos. As mulheres que vieram para esse evento trouxeram em suas bagagens histórias de vidas distintas, mas igualmente a vontade de mostrar a força e a coragem para dizer não ao racismo, à violência, à discriminação por cor e gênero, à homofobia, à transfobia, à desigualdade de oportunidades no mundo do trabalho e a tantas outras formas de discriminação.

A ideia de realizar o Seminário surgiu no Primeiro Encontro Nacional do MML, a partir do Grupo de Trabalho de Mulheres Negras em outubro de 2013. Desde então, as mulheres que se organizam no MML espalhadas pelo Brasil se articularam em seus municípios, estados e também nacionalmente para garantir que essa resolução se tornasse uma realidade. Para Marcela Azevedo, membro da Coordenação Nacional do MML, foi impossível não se emocionar com tantas mulheres vindas de diferentes regiões do país: “Todas as falas deste Seminário nos fortaleceram enquanto mulheres negras e indígenas que somos, e não apenas força de trabalho de um sistema que nos explora, ignora e exclui”, finalizou.

 

Foi aprovado um documento com a sistematização de todas as discussões acumuladas durante os debates realizados. Nele, é defendida a construção de uma grande greve geral, em defesa dos interesses das mulheres negras e trabalhadoras, por eleições gerais com novas regras, “Fora Temer” e o “Fora Todos que exploram e oprimem” e um amplo processo de aquilombamento das lutas e da resistência.

 

 

Materia retirada do site da CSP Conlutas - http://cspconlutas.org.br/2016/07/acompanhe-a-cobertura-dos-dois-dias-do-seminario-mulheres-pretas-tem-historia/

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS