NOVA BIBLIOTECA, VELHAS PRÁTICAS!

Postado: 25/09/2018

NOVA BIBLIOTECA, VELHAS PRÁTICAS!

            A Nova Biblioteca foi inaugurada depois de mais de 15 anos do início da obra. A inauguração com a presença de pessoas importantes para a chegada deste momento, foi motivo de orgulho e emoção. Os elogios foram muito, mas os que mais se destacaram foram aos trabalhadores pelo esforço e a Diretora Miriam, emocionada, recebeu "tapinhas" nas costas, abraços e muito obrigada pelos membros que compõem a Administração da UFRRJ. Ninguém poderia imaginar o que ocorreria dias depois.

A biblioteca é nova,  mas um pouco mais de 01(um) mês da inauguração muitas coisas estão faltando.

FALTA RESPEITO

            Convidada para uma reunião, a Diretora Míriam compareceu entusiasmada, afinal seria a primeira depois dos elogios e da satisfação pela inauguração. Em menos de 05 (cinco) minutos foi comunicada pelo Pró Reitor de Pós Graduação, Prof°. Alexandre Fortes,  que agradeceu o seu trabalho, mas a informou que ela estava sendo substituída, não precisavam mais   dos seus serviços no cargo. Por que tratar dessa maneira uma profissional que a Administração dias antes elogiou pelos serviços prestados? Por que não foi realizada nenhuma reunião com os trabalhadores. Por que desrespeitar os técnico-administrativos da biblioteca dessa maneira?
Por que não respeitar o direito de escolha de um setor como esse, em que é composto só por técnicos?

FALTA ACESSIBILIDADE

            A biblioteca conta em seu quadro de trabalhadores com uma excelente técnica-adiministrativa, que está sendo impedida de exercer suas funções, por ser cadeirante. Esssa trabalhadora que sempre se esforçou muito para exercer suas funções com o máximo de independência,não tem como ter acesso ao seu setor de trabalho. As grades que protegem o gramado e a falta de um estacionamento a impedem de  trabalhar. Humilhada, foi informada que deve ficar em casa até o estacionamento ficar pronto e que seu ponto não será cortado. Como entender tal atitude dos Administradores dessa universidade? Antes de proteger o gramado, não deveriam ter se preocupado com a acessibilidade não só da técnica, mas de quem precisa?   Ela quer apenas exercer seu direito de trabalhar.

FALTA DEMOCRACIA.FALTA DIÁLOGO.FALTA VERDADE

            No último Conselho Universitário foi apresentado o processo de mudança da Biblioteca para a Pós Graduação, depois de alguns questionamentos dos Conselheiros, sem respostas para nenhum, o Presidente do Conselho, o Reitor Berbara retirou a discussão da pauta.  Dias depois tomamos conhecimento que a Biblioteca já havia mudado da Reitoria para a Pós Graduação, com nova ORG, meses antes, ou seja, a mudança já tinha sido feita antes de passar pelo Conselho Universitário. Por que essa mudança? O que representa para os técnico-administrativos do setor? É o melhor para um setor tão importante para a universidade que é muito mais ligado a Graduação?

Os estudantes e professores participaram da discussão desta mudança e sabem o que isto significa?
Porque fazer dessa forma, sem dialogar com nenhum segmento? A quem beneficia essa mudança? Qual o interesse?

FALTA INFRA-ESTRUTURA

Sim. A biblioteca é nova, mas os problemas de infra estrutura estão presentes.

O risco de incêndio é eminente,falta computadores, queda de energia,instalações elétrica deficiente,etc...

Após reunião com os técnico-administrativos e aprovação de uma Moção de Apoio em assembleia da categoria estamos solicitando uma reunião com o Reitor Berbara para dialogarmos sobre tudo que estes técnico-administrativos estão sofrendo.

Acreditamos que essa reunião será marcada o mais rápido possível,antes que a situação se agrave.

 

 

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS