UFRRJ publica Comissão do RSC: mais um passo na implementação de uma conquista da greve

Postado: 16/07/2026

Foi publicada nesta quarta-feira (15/07) a Portaria nº 4.412/2026, que institui a Comissão de Reconhecimento de Saberes e Competências (CRSC-PCCTAE) da UFRRJ.
A constituição da Comissão representa mais um avanço na implementação do RSC, uma conquista construída pela mobilização da categoria e pela greve nacional da FASUBRA, que garantiu a aprovação da Lei nº 15.367/2026 e a publicação do Decreto nº 13.048/2026.
 
A Comissão foi constituída com representantes indicados pelo Presidente do CONSU (ad referendum), pela Comissão Interna de Supervisão (CIS) e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).
 
Indicados pelo Presidente do CONSU (ad referendum):
 
  • Jerry Ferreira Lima
  • Gilmara Lopes Baiano
  • Janaina Gama Martins
  • Estevão Fernandes de Moura
  • Daniela Moreno Azevedo Cabral
  • Silvia Regina Medeiros Santos
 
Indicados pela CIS:
 
  • Victor Silva Garcia Teixeira
  • André Nascimento dos Santos
  • Thamires Brazil Martins Machado
  • Loezi Clarice da Silva Alves
  • Monica Carneiro de Moraes Inácio
  • Maria Claudia da Costa Martins
 
Indicados pela PROGEP:
 
  • Milla Neves Guimarães
  • Julliane Sobral Berriel (Coordenadora da Comissão)
  • Renata Baptista Seabra
  • Ana Paula da Silva Gonçalves
  • Jacqueline de Assis Cunha
  • Rafael de Oliveira Silva
 
O SINTUR-RJ acompanhará de perto os trabalhos da Comissão, defendendo transparência, celeridade e critérios justos para a implementação do RSC na UFRRJ.
 
Embora essa seja uma importante conquista da greve, reafirmamos que a luta continua para que o RSC seja estendido aos(às) servidores(as) em estágio probatório, aos(às) aposentados(as) e aos(às) TAEs com titulação de doutorado, segmentos que permaneceram excluídos da regulamentação.
 
A luta coletiva conquista direitos. Seguimos mobilizados para ampliar essas conquistas e garantir que nenhum segmento da categoria fique para trás.
Participe do COMANDO LOCAL DE MOBILIZAÇÃO DO SINTURRJ - CLM/SinturRJ, faça parte dessa história! 
 
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ Biênio 2025-2027 Gestão Unidade que Avança

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS