Nota de Repúdio ao Ataque Imperialista dos EUA Contra a Venezuela e Ato em defesa da Venezuela e contra a agressão imperialista dos EUA

Postado: 05/01/2026

NOTA DE REPÚDIO AO ATAQUE IMPERIALISTA DOS EUA CONTRA A VENEZUELA
 
A Direção Colegiada do SINTUR-RJ vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao ataque terrorista promovido pelo governo dos Estados Unidos contra a República Bolivariana da Venezuela, ocorrido na madrugada do dia 03 de janeiro, atingindo diversas cidades do país, bem como ao sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.
 
Trata-se de uma agressão gravíssima à soberania nacional e popular da Venezuela, um ato de terrorismo internacional e uma afronta direta ao direito dos povos à autodeterminação. A ofensiva imperialista dos EUA tem objetivos claros: o controle dos recursos estratégicos venezuelanos, como o petróleo e minerais raros, e a destruição das conquistas sociais e políticas alcançadas pelo povo venezuelano no processo da Revolução Bolivariana.
 
Essa ação integra uma estratégia mais ampla de dominação imperialista sobre a América Latina e o Caribe, que ameaça não apenas a Venezuela, mas também outros países que resistem à submissão aos interesses de Washington, como Cuba, Nicarágua e, em escala global, o Irã. É um alerta para todos os povos da região.
 
Reafirmamos nossa total solidariedade ao povo venezuelano, à sua luta histórica por soberania, independência e justiça social, e ao seu direito legítimo de defesa frente à agressão estrangeira. Em situações de ataque imperialista não há meio termo: ou se está ao lado do povo agredido ou se compactua com o agressor.
 
O SINTUR-RJ convoca sua base, a classe trabalhadora e os movimentos populares a se somarem às mobilizações e manifestações de repúdio ao intervencionismo imperialista e em defesa da soberania dos povos latino-americanos.
 
Pela autodeterminação do povo venezuelano!
 
Pela soberania nacional e popular da Venezuela!
 
Pela imediata libertação do presidente Nicolás Maduro e de Cilia Flores!
 
Fora o imperialismo dos EUA da América Latina!
 
Organizar e fortalecer a resistência anti-imperialista!
 
Ato em defesa da Venezuela e contra a agressão imperialista dos EUA
 
Concentração SINTUR-RJ: 14h
Saída do SINTUR-RJ: 14:30
Início do ato na Cinelândia: 16h
 
 
 
 
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ Biênio 2025-2027 Gestão Unidade que Avança

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS