Dia Nacional de Luta
DIA NACIONAL DE LUTA
O SINTUR-RJ convida todas e todos para participarem do Ato Público contra a aprovação automática nas escolas, no dia 4 de dezembro, às 14h, em frente ao Palácio Guanabara (Rua Pinheiro Machado, s/nº – Laranjeiras).
O protesto é uma resposta à decisão da SEEDUC de implantar a aprovação automática nas escolas estaduais uma medida tomada em um cenário de falta de professores, turmas sem aulas e ausência de concursos públicos. Esse quadro se agrava com os impactos do Novo Ensino Médio, que compromete ainda mais a qualidade da educação oferecida à população.
A aprovação automática não enfrenta os problemas estruturais da escola pública; apenas encobre a realidade, fragiliza o aprendizado e aprofunda desigualdades que já são graves.
Também estaremos nas ruas contra a reforma administrativa, que ameaça desmontar o serviço público, reduzir direitos, precarizar ainda mais as carreiras e abrir espaço para a privatização de funções essenciais. Defendemos uma educação pública forte, valorizada e socialmente referenciada e isso exige investimento, planejamento e respeito aos profissionais que a sustentam diariamente.
Reafirmamos nossa cobrança pelo cumprimento integral do acordo de greve dos TAE, que segue sendo descumprido pelo governo. Entre os principais itens pendentes estão:
- Jornada de Trabalho: Implementação das 30 horas semanais, sem redução salarial, para todos os servidores.
- RSC-TAE: Regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências, cujo texto ainda não foi apresentado pela Casa Civil.
- Controle de Ponto: Dispensa imediata do ponto eletrônico para os técnicos.
- Revisão de Cargos: Racionalização dos cargos ocupados e revisão de suas atribuições.
- Adicionais: Revisão das condições de concessão dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
- Afastamentos: Regulamentação dos afastamentos para pós-graduação.
- Reconhecimento de Cursos: Reconhecimento de cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior para fins de progressão na carreira.
Exigimos que o governo cumpra o que foi negociado e coloque fim ao desrespeito com a categoria. Nossa luta é por valorização, dignidade e por um serviço público capaz de garantir direitos, fortalecer a educação e construir um futuro mais justo para toda a sociedade.
Caléndario:
Data: 4 de dezembro (quinta-feira)
Local: Palácio Guanabara
Horário: 14h
Concentração no SINTUR-RJ: 11:30
Saída do SINTUR-RJ: 12h
Direção Colegiada do SINTUR-RJ