Divulgação do Programa da Chapa inscrita - Chapa Unidade e Renovação na Luta.

Postado: 14/03/2016

Programa chapa Unidade e Renovação na Luta 

A chapa Unidade e Renovação na Luta tem como princípio central a luta em defesa dos trabalhadores em educação da UFRRJ, em consonância com as lutas mais gerais da classe trabalhadora. Nesse sentido, a luta pela conquista de melhores condições de trabalho se afina com a luta em defesa da universidade pública e do direito à educação.

No que se refere à pauta interna à nossa Universidade, são nossos eixos:

- Construção de uma política para denúncia e acolhimento a vítima de assédio moral e todas as formas de violência no local de trabalho, junto com a Assessoria Jurídica do SINTUR/RJ.

- Reativação dos Conselhos de Representantes por local de Trabalho, ação fundamental para o maior enraizamento do SINTUR/RJ nos locais de trabalho, tornando-o presente no dia a dia dos trabalhadores em educação da UFRRJ.

- Promoção de cursos de formação política e sindical para direção do SINTUR/RJ e para a base, tendo em vista nossa compreensão de que o estudo e a análise teórica são fundamentais para orientar nossas ações sindicais.

- Promoção de atividades sociais no Centro de Convivência Nilson Machado que atraiam o conjunto dos trabalhadores da UFRRJ, em especial da nossa categoria, estimulando espaços de confraternização e atividades de integração entre os trabalhadores.

- Acompanhamento permanente das pautas do Conselho Universitário, em especial às relacionadas aos técnico-administrativos, discutindo-as nas assembleias da categoria antes das reuniões convocadas.

- Contribuição para a organização dos trabalhadores para a participação nas Comissões Internas de Saúde do Servidor Público-CISSPs, em parceria com a equipe de saúde do trabalhador da UFRRJ. 

- Diálogo com a juventude trabalhadora que ingressou nos quadros da UFRRJ nos últimos anos, estimulando nela a compreensão da importância do sindicato para a luta dos trabalhadores, promovendo campanha de filiação ao SINTUR-RJ.

- Reativação do GT Saúde/SINTUR-RJ tendo como prioridade a discussão da qualidade de vida dos trabalhadores em Educação da UFRRJ.

- Lutar pela implementação das 30 horas, com turnos contínuos, sem redução salarial para os técnico-administrativos da UFRRJ. Em nossa gestão faremos ampla discussão com o conjunto da categoria e da comunidade universitária sobre a importância dos turnos contínuos para a saúde do trabalhador e para a qualidade dos serviços prestados.

- Intensificar a luta contra o machismo, promovendo atividades sobre o tema em parceria com o Comitê de Auto Defesa das Mulheres/UFRRJ, com outros Movimentos e Entidades Organizadas que fazem a defesa dos direitos das mulheres, tendo o compromisso de estimular e garantir as condições necessárias para participação nas atividades convocadas pelo Movimento Mulheres em Luta da CSP-CONLUTAS e da Coordenação da Mulher Trabalhadora/FASUBRA.

- Nossa chapa tem por compromisso a luta contra o racismo na UFRRJ e na sociedade em geral e buscará implementar debates e ações que visem enfrentar o racismo em nossa Universidade. Participaremos das atividades convocadas pelo Quilombo Raça e Classe/CSP-CONLUTAS e da Coordenação de Raça e Etnia/FASUBRA, com o compromisso de pôr em prática as deliberações aprovadas.

- Promover e cobrar da Administração Superior discussão com a comunidade universitária sobre a questão da segurança na UFRRJ.

- Dar continuidade a luta por valorização da carreira dos técnico-Administrativos.

- Promover atividades políticas e culturais para as aposentadas, aposentados e pensionistas do SINTUR-RJ.

- Total transparência nas ações administrativas e financeiras do sindicato, com divulgação dos balancetes atualizados e cumprimento do Regimento Interno do SINTUR/RJ.

Eixos das lutas gerais da classe trabalhadora, com os quais nossa chapa se compromete:

- Em defesa dos serviços públicos, contra os cortes no orçamento da saúde e educação, contra a privatização. Em defesa dos direitos dos servidores, contra as políticas de ajuste fiscal, juros, aumento de impostos. Os trabalhadores não pagarão pela crise!

- Luta em defesa do emprego, contra qualquer forma de flexibilização, precarização do trabalho e a terceirização, pela estabilidade no emprego para todos os trabalhadores, proibição de remessa de lucros das multinacionais para o exterior, estatização das empresas que demitirem. Nenhum pacto ou acordo que aceite retirada de direitos.

- Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores. Lutar contra a nova reforma da previdência em que aumenta em mais 10(dez) anos o tempo para aposentadoria das mulheres e pela revogação da reforma da previdência do governo Lula, feita com mensalão.

- Contra a criminalização dos movimentos sociais, dos ativistas, da população pobre e negra das periferias. Revogação das demissões de dirigentes sindicais, pela libertação dos presos e fim dos inquéritos contra os ativistas. Chega de mortes das lideranças camponesas, indígenas, quilombolas e religiosas.

 - Pelo direito à moradia, pela reforma urbana. Transporte público de qualidade, com tarifa social e rumo à tarifa zero! Moradia para todos, aluguel social e fim da especulação imobiliária!

 

 - Defesa da Petrobras 100% estatal e pela volta do monopólio. Todo apoio à campanha “O petróleo tem que ser nosso!” e todas as riquezas do subsolo. Apuração e punição de todos os envolvidos no esquema de corrupção. Punição dos envolvidos no caso de corrupção do cartel do metrô e ferrovias de SP.

- Participação em todas as atividades estaduais e federais que tenham como objetivo a defesa dos serviços públicos e a luta pelas pautas que atendam aos interesses dos trabalhadores.

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS