“A greve não é do Sintur-RJ é de todos nós”

Postado: 15/12/2017

Foto: Flávia Adriana

Na manhã desta quinta-feira (14) ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintur-RJ) mais uma Assembleia Geral de Greve para avaliação do movimento e sobre o Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações, 18 de dezembro.

A Assembleia iniciou com a apresentação de dois vídeos a respeito do provável adiamento da votação da reforma da Previdência para fevereiro  https://g1.globo.com/politica/noticia/lider-do-governo-no-senado-diz-que-votacao-da-reforma-da-previdencia-ficara-para-fevereiro-de-2018.ghtml

e https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/12/13/meirelles-contraria-juca-e-diz-que-meta-e-votar-reforma-na-semana-que-vem.htm

Foto: Flávia Adriana

Logo em seguida, a Coordenadora Geral do Sintur-RJ, Ivanilda Reis, ratificou os motivos que desencadearam a decisão da greve nacional dos técnico-administrativos das instituições de ensino públicas, em 10 de novembro, deliberada na Plenária Nacional da FASUBRA.

Ela mencionou que o eixo principal da greve dos técnico-administrativos das universidades públicas foram as ameaças contra a carreira dos técnicos, como o a reestruturação da carreira, o PDV (Plano de Demissão Voluntária), o aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%, entre outros, mas que acabou por fortalecer a luta contra as reformas propostas pelo governo, em especial, a previdenciária.

A coordenadora ressaltou que a luta dos trabalhadores tem sido um empecilho para o governo aprovar a reforma da previdência e falou sobre a pressão que está sendo feita para que os parlamentares não votem a favor da reforma, com mobilizações em aeroportos, realização de atos em capitais brasileiras e ate mesmo em frente à casa dos deputados federais e o papel importante da greve dos técnicos na luta contra a reforma preivenciária.

Ao falar a respeito do fim da greve, defendeu que tal medida, na conjuntura atual, enfraqueceria a luta dos trabalhadores contra a reforma da previdência. E completou informando que centrais sindicais estão realizando reuniões hoje, além, do Comando Nacional de Greve.

Também foi comentado sobre as insistentes tentativas em conseguir uma reunião com o governo para discutir a pauta dos trabalhadores, que apesar da conquista em conseguir a primeira reunião, resultado da caravana do dia 27, o governo ainda não especificou a data da próxima reunião. A coordenadora do Sintur-RJ explicou que a FASUBRA está  reivindicando que o governo cumpra o acordo de greve de 2015.

 

Durante a Assembleia foi informado sobre a denúncia feita ao STF (Supremo Tribunal Federal) por conta do não cumprimento do acordo de 2015 em relação ao PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação). A informação é de que o governo retornou, mas o conteúdo não foi tornado público, aguardando o posicionamento do Ministro Napoleão para ser divulgado, pois o contato foi feito direto com ele.

Já o coordenador Leonir Tunala Resende comentou acerca dos vídeos apresentados e sobre a compra de votos por parte do governo para que a reforma seja aprovada. E completou falando sobre o discurso enganoso que está sendo semeado a respeito da necessidade de se promover a reforma.

Leonir Tunala Resende mencionou também as dificuldades financeiras que as universidades estão vivendo e ressaltou a situação da UFRRJ.

“A greve não é do Sintur-RJ é de todos nós”, diz o Coordenador Geral.

Falácias do Governo

Foto: Flávia Adriana

Sergio Ney, ex-coordenador do Sintur-RJ, falou acerca das dividas de grandes empresas com o governo federal que acabaram sendo perdoadas, visto que o contexto defendido pelo atual mandatário, Michel temer, e de sua equipe, é de que há um grande rombo nas contas do governo.

“É uma falácia colocada pelo governo ao falar que é necessário aprovar a reforma”, diz Sergio Ney.

Agradecimentos

Foto: Flávia Adriana

O aluno de Jornalismo, Rômulo Norback, fez um agradecimento ao sindicato e aos que colaboraram para que ele participasse de um festival em João Pessoa. Visto que a universidade o apoiou apenas com a passagem.

Ao final foi aprovado o dia 19/12 para ser realizada a próxima assembleia.

 

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS