SINTUR-RJ PRESENTE NA SOLENIDADE DO INSTITUTO TRÊS RIOS EM COMEMORAÇÃO AOS 25 ANOS DA 1ª TURMA FORA DO CAMPUS SEROPÉDICA

Postado: 11/12/2023

SINTUR-RJ PRESENTE NA SOLENIDADE DO INSTITUTO TRÊS RIOS EM COMEMORAÇÃO AOS 25 ANOS DA 1ª TURMA FORA DO CAMPUS SEROPÉDICA
 
O SINTUR-RJ esteve presente através dos Coordenadores André Nascimento e Victor Teixeira na solenidade de comemoração dos 25 anos da UFRRJ em três rios.
 
É relevante recordar que a história de criação do Instituto Três Rios é resultado de mobilizações da sociedade civil trirriense, bem como do movimento estudantil e dos servidores que, organizados, venceram movimentos conservadores locais que tentavam inviabilizar o Convenio entre a UFRRJ e a FETRI, para que o município de Três Rios e a região pudessem receber o ensino superior, sendo a primeira universidade pública da região Centro Sul Fluminense. Desta forma, a comemoração dos 25 da presença da UFRRJ em Três Rios, além de nortear a história de muitos servidores, alunos e prestadores de serviço da UFRRJ, repercute da participação de cidadãos do município que trabalharam e acreditaram no sonho de uma universidade federal na região Centro Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
 
Ontem, foi um momento de reflexão e celebração, não apenas para a comunidade acadêmica, mas para todos os cidadãos de Três Rios e região Centro Sul Fluminense. Esta conquista, que marca um quarto de século de ensino superior de qualidade  no município de três rios, é um testemunho do poder da mobilização da sociedade civil, do movimento estudantil e dos dedicados servidores que uniram forças para superar desafios e tornar realidade o sonho de uma universidade federal nesta região.
 
A história do Instituto Três Rios é uma narrativa de resistência contra movimentos conservadores locais que tentaram deter o progresso educacional. A vitória sobre esses obstáculos resultou no estabelecimento da UFRRJ como a primeira universidade pública do Centro Sul Fluminense. Esse marco não apenas transformou vidas, mas também abriu portas para o desenvolvimento intelectual, cultural e socioeconômico de toda a comunidade.
 
Ao comemorarmos esses 25 anos, não podemos deixar de reconhecer e homenagear aqueles que, ao longo do tempo, contribuíram para o crescimento e fortalecimento desta instituição. Desde servidores dedicados até alunos empenhados e prestadores de serviços, cada pessoa desempenhou um papel vital nessa jornada de sucesso.
 
Além disso, é essencial expressar nossa gratidão aos cidadãos de Três Rios que, com trabalho árduo e crença no potencial transformador da educação superior, foram fundamentais para a concretização desse sonho coletivo. A presença da UFRRJ não apenas enriquece o ambiente acadêmico, mas também promove o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro promissor para a região.
 
Que esta celebração seja um momento de reflexão sobre as realizações passadas, um catalisador para futuros triunfos e uma oportunidade para fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade que a sustenta. Parabéns pelos 25 anos de história, conquistas e comprometimento com o conhecimento, que continuem inspirando as gerações futuras.
 
A Direção do SINTUR-RJ está  junto na luta em defesa de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ
Biênio 2023-2025

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS