Atenção:
Os servidores públicos federais organizam para essa semana, de 28 a 31 de agosto, uma jornada de lutas em meio à campanha salarial da categoria:
Amanhã, dia 30 está sendo convocado vários atos públicos pelo pais, no Rio de Janeiro a mobilização vai ocorrer às 16hs, na Praça XV, próximo às Barcas. interessados em participar inscreva-se: https://bit.ly/30-ago-form. Os trabalhadores/as irão às ruas para reivindicar a recomposição salarial, equiparação dos benefícios e reestruturação de carreira.
E dando seguimento a essa semana de luta, é preciso lembrar que no dia 10 de agosto, os representantes do governo tiveram a cara de pau de afirmar que qualquer proposta de reajuste viria somente após a aprovação do Arcabouço Fiscal e rejeitou o calendário proposto pelas entidades sindicais. Um absurdo desmedido já que as novas regras fiscais (aprovadas no último dia 22) preveem arrocho nas contas públicas para garantir o pagamento dos juros da fraudulenta Dívida Pública aos banqueiros e especuladores.
Só luta vai garantir conquista
O novo arcabouço fiscal é um limitador do Orçamento da União, quando se trata dos recursos para investimentos públicos, mas não para a Dívida Publica, que somente este ano deve consumir R$ 2,6 trilhões, e não mexe em medidas de interesse da burguesia.
Na nova lei, que se trata na prática de um Teto de Gastos recauchutado, há até mesmo mecanismos de gatilho que impedirão o governo de conceder reajuste aos servidores e realizar novos concursos, caso as metas fiscais não sejam cumpridas ano a ano.
Não podemos aceitar limites do novo arcabouço. São anos de perdas acumuladas e redução de direitos, por isso o governo precisa apresentar uma proposta condizente com o que estamos reivindicando, bem como precisa abrir as negociações das mesas setoriais, na medida em que é preciso corrigir as distorções históricas das diferentes carreiras, que tem perdas variadas.
A data de 31 de agosto é o prazo limite para que o governo envie ao Congresso a PLOA 2024 (Proposta de Lei Orçamentária Anual), que precisa incluir o reajuste e as reivindicações da categoria. Por isso, o momento é de intensificar a pressão.
E pensando nisso o SINTUR-RJ convida a categoria para participar da Roda de Conversa Hibrida que vai acontecer na próxima quinta-feira, 31/08, a partir das 10hs, na sede do SINTUR-RJ e pelo ZOOM.
Para nos ajudar a conduzir a Roda de Conversa - O Funcionalismo Público sob Ataque: os novos desafios para trabalho e reestruturação de careiras.
Convidamos: Gênesis Pereira Professor Adjunto da Escola de Serviços Sociais da UFRJ, doutor em Serviços Sociais pelo PPGSS/UERJ e o Chiquinho: Membro da Comissão Debate do PGD-UFRJ e coord. de Comunicação da FASUBRA. Ambos estarão presentes na sede do Sindicato.
Participe!
Direção colegiada do SINTUR-RJ