18 de Maio

Postado: 18/05/2023

O dia 18 de maio é marcado pela mobilização nacional ao combate da exploração sexual contra crianças e adolescentes. A data surge através da Lei 9.970, em 2000, tendo esta data escolhida pelo marco de um triste caso ocorrido em Vitória (ES), onde Araceli Crespo teve sua vida retirada, no ano de 1973, quando completou 8 anos de idade.
 
A necessidade de voltar os olhos de toda sociedade para o triste acontecimento vivenciado pela população capixaba nos deixa um claro recado: É papel de todos nós permanecermos vigilantes e em luta para combatermos toda e qualquer forma de opressão que tente ceifar a vida e existência de nossos futuros.
 
O artigo 227 da constituição federal coloca crianças e adolescentes como “prioridades absolutas”. Se nossa carta magna nos impõe este olhar atencioso, o nosso papel é em cada atuação cotidiana refletirmos nas principais pautas que devemos transformar em luta para a garantir a segurança e dignidade destas.
 
A campanha “FAÇA BONITO” atinge, anualmente, mais de 90% dos municípios do Brasil, discutindo formas de conscientizar a população sobre os perigos e cuidados na proteção da criança e adolescente, além de pautar ações de enfrentamento, como intervenções e campanhas educativas, assembleias, projetos e outras formas de conscientização.
 
Fonte: 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - 18 de Maio e todo dia: A violência sexual contra criança e adolescente no Brasil, por Mayara Simon Bezerra e Maria Cristina Piana.
 
Não se omita. Seja a voz de quem não pode se defender sozinho!
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ - Biênio 2021 - 2023

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS