Na última terça-feira (04/04) o SINTUR-RJ recebeu convite da reitoria para participar de reunião no dia 05/04, às 15h, referente a segurança na Rural
No entanto, já previamente organizados, os guardas da UFRRJ estariam se reunindo também no 05/04, às 09h, na sede da DGV. Em discussão foi colocada a questão da segurança após a saída dos Agentes Ferroviários - CBTU - cedidos à UFRRJ.
A preocupação desses trabalhadores é como eles devem agir a partir desse momento e até onde é possível assumir a responsabilidade pela segurança no Campus.
Com base nos apontamentos realizados por esses trabalhadores, alguns pontos de pauta foram acolhidos, e no mesmo dia, às 15h, o SINTUR-RJ se reuniu com o Reitor Roberto de Souza Rodrigues, nas pessoas do Coordenador Geral - Estevão Fernandes de Moura e o Coordenador Jurídico - Fernando Gerais, ambos também alocados na DGV. Entre os pontos de pauta foi solicitada uma nova reunião para quinta-feira (06/04), com todos os trabalhadores da guarda. A reitoria concordou com a pedido e hoje (06) na parte da manhã a pauta emergencial foi apresentada e discutida por todos os servidores da Divisão de Guarda e Vigilância da UFRRJ.
O Reitor explicou quais medidas foram tomadas pela administração central no que tange às ameaças a estudantes e o contato com as polícias (civil e federal). Vale ressaltar que o suspeito já foi preso e o episódio do mês passado envolvendo o motoboy no alojamento já teve o receptor identificado e está prestes a chegar até o culpado. O reitor informou também que está sendo providenciada a contração de uma empresa particular emergencial enquanto não se define a situação dos trabalhadores cedidos à UFRRJ.
E é importante lembrar que o SINTUR-RJ segue na luta junto aos Agentes de Segurança Ferroviária é preciso que toda comunidade acadêmica se una em apoio a permanência desses trabalhadores que estão ameaçados de perderem seus empregos.
Reiteramos também a necessidade do reforço de segurança na Rural. Além de um grande número de discentes, TAE's, docentes, diariamente, pelo Campus, há também moradores e alojados, por essa razão, convocamos todos, todas, todes para assinarem o abaixo-assinado online que será anexado ao processo.
*Assine aqui:* https://chng.it/BTR9ZGJ7
#EssaLutaETodos
Direção Colegiada do SINTUR-RJ - Biênio 2021 - 2023