Flexibilização do recesso Acadêmico na universidade.
Na manhã dessa sexta-feira, 24/03, aconteceu uma reunião entre a Reitoria, a direção do SINTUR-RJ e alguns TAE's da UFRRJ para tratar a solicitação de Revisão da portaria Nº 1606/2023 – GABREI (12.28.01.04) de 16 de março de 23 – que versa sobre o recesso Acadêmico na universidade.
Vale recordar que a Direção Colegiada do SINTUR-RJ - biênio 2021 -2023, tão logo tomou ciência da portaria, enviou ofício para a administração central solicitando uma reunião para tratar a portaria de flexibilização da jornada durante o recesso acadêmico, nos termos adotados no recesso do mês de janeiro deste ano, considerando a redução de 70% das atividades da universidade durante o período.
E na segunda-feira, 20/03, às 08h55, o SINTUR-RJ recebeu um e-mail de resposta ao ofício marcando uma reunião para hoje, sexta-feira, 24/03, às 10h30.
No entanto, antes da resposta da reitoria alguns TAE's se organizaram, durante o final de semana e na segunda-feira, 20/03, foram à Reitoria. Na ocasião o SINTUR-RJ não foi convidado e não participou da mobilização.
O Reitor - Roberto de Souza Rodrigues, por sua vez, não recebeu os TAE’s que ali estiveram presentes. Inclusive, vale ressaltar que os (as) companheiros (as) da base que participaram da mobilização relatam um comportamento preconceituoso e grosseiro por parte do mesmo.
Importante mencionar também que na quarta-feira, 22/03, logo após a Assembleia Geral da Categoria, a direção do SINTUR-RJ fez contato com administração central na tentativa de antecipar a data da reunião proposta, mas a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Miliane Moreira Soares de Souza explicou que não seria possível, pois o reitor não estaria na UFRRJ.
Todavia, hoje, atendendo a solicitação do SINTUR-RJ, durante reunião ficou acordado com a administração central o encaminhamento de um memorando circular para que os chefes e dirigentes das unidades avaliem e posteriormente informe a PROGEP, se é possível ou não a flexibilização em suas respectivas unidades.
Apesar do SINTUR-RJ não ter participado da mobilização de segunda- feira, 20/03, na reitoria, durante a assembleia de 22/03, a base levou para conhecimento as denúncias de preconceito e falta de educação por parte do reitor, e hoje essa direção Colegiada se posicionou firmemente deixando claro ao reitor que não irá tolerar qualquer tipo de opressão.
O reitor se colocou à disposição para se reunir com as pessoas que se sentiram oprimidas e para esclarecer seu posicionamento naquele momento.
O SINTUR-RJ estará sempre disposto a esgotar todas as formas de diálogo para alcançar um denominador comum, no entanto, caso seja necessário, buscaremos mobilizar a categoria para alcançar nossos objetivos. Este é um caso de interesse de toda a categoria e respeitosamente deve ser tratada com os TAE’s.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ - Biênio 2021 - 2023