#8M - DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES
O dia 8 de março é uma data simbólica na luta das mulheres contra o machismo, a desigualdade de gênero e o feminicídio. É por isso que, nessa data, todas e todos vão às ruas contra as opressões estruturais, mas também contra os projetos que ameaçam seus direitos e que estão sendo discutidos no Congresso Nacional e em outras casas legislativas. Além disso, as manifestações serão uma defesa da democracia, dos territórios e da justiça, pedindo "sem anistia" para os crimes cometidos durante o governo de Jair Bolsonaro.
As mobilizações também lembrarão os cinco anos do assassinato de Marielle Franco, que até hoje segue sem respostas e sem justiça. A vereadora carioca será homenageada por sua incansável defesa dos direitos das mulheres, em especial das mulheres negras, pobres e moradoras das periferias.
Infelizmente, no Brasil estamos longe de comemorações e seguimos lutando, pois é o país em que ocorreu ao menos um feminicídio por dia em 2022, totalizando 495 vítimas, de acordo com o terceiro relatório "Elas Vivem: dados que não se calam", elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança.
Além dos feminicídios, a pesquisa também monitorou 2.423 casos de violência contra a mulher em sete estados brasileiros: São Paulo lidera o ranking com 898 casos, seguido pelo Rio de Janeiro com 545. Essa violência contra as mulheres é ainda mais alarmante quando consideramos que a maioria dos domicílios brasileiros é chefiada por mulheres, de acordo com um estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Das 75 milhões de famílias do país, 50,8% têm liderança feminina, correspondendo a 38,1 milhões de lares, enquanto as famílias com chefia masculina somam 36,9 milhões. No entanto, apesar de liderarem a maioria das famílias, as mulheres enfrentam altas taxas de desemprego, desalento e ganham menos que os homens.
Por fim, nessa data, o SINTUR-RJ se coloca ao lado da luta contra a desigualdade de gênero, contra a violência e contra qualquer forma de opressão de gênero. Pela emancipação das mulheres e pela sua representação em todos os espaços!
Direção Colegiada do SINTUR-RJ
Biênio 2021-2023