Seropédica, 15 de dezembro de 2022.
Nós, discentes, técnicos e docentes nos reunimos para escrever esta carta aberta para expressar nossa preocupação com a situação em que a nossa Universidade se encontra. Não é um segredo que, desde a PEC 55, o contingenciamento de gastos e a falta de investimento em educação pública e gratuita do governo, a UFRRJ enfrenta um cenário de fragilidades.
O projeto de privatização do Ensino Superior Federal escorre pelas paredes desta instituição de ensino desde 2019, quando enfrentamos o Future-se. Desde então, o sucateamento virou uma política que aos poucos, foi sufocando os orçamentos disponíveis para a manutenção deste espaço, pagamento de bolsas e auxílios, pagamento de servidores e outras despesas, dificultando a permanência de muitos nesta universidade.
A pandemia nos mostrou o pior dos cenários, nos abrindo os olhos para uma realidade que muitas vezes temos dificuldade de acreditar. Neste cenário assistimos muitos dos nossos se desvinculando da UFRRJ. Isso nos comprova que estes ataques à educação faz vítimas e que muitas vezes, estas vítimas possuem classe social e cor. Uma universidade popular, democrática e acessível é o que temem.
Em resposta, o movimento estudantil e os sindicatos, vêm atuando na conscientização e resistências por meio ações diretas constantemente. Relembramos aqui as tantas vezes que a comunidade UFRRJ foi compor lutas pelo Rio de Janeiro gritando pela defesa de nossa Universidade. É por este motivo que hoje nos reunimos aqui neste CONSU.
Nosso propósito sai apenas da manifestação de indignação, para também, afirmar o nosso compromisso em manter a mobilização constante entre todas as categorias da UFRRJ. Nos preocupamos com o futuro. Nos preocupamos com nossa permanência e com a existência desta universidade que impacta o cenário da baixada fluminense e zona oeste carioca, muitas vezes esquecidas. É perante estas preocupações que, diante aos calendários de lutas propostos por entidades representativas do movimento estudantil nacional, nos mobilizamos e assumimos o compromisso de, forma unificada, pela recomposição orçamentária e revogação imediata dos cortes, bem como a revogação da PEC do teto de gastos. Defender a Educação Pública, gratuita e de qualidade para todos.
Assinam esta carta:
Diretório Acadêmico de Administração Pública
Diretório Acadêmico Souza Dantas
Diretório Acadêmico de Geografia
Diretório Acadêmico Raimundo Ferreira
Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas
Diretório Acadêmico de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica
Diretório Acadêmico Paulo Affonso Leme Machado (DAPA)
Centro Acadêmico Resistência Pedagógica
Sindicato dos Técnicos em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (SINTUR-RJ)
Associação dos Docentes da Universidade Rural ( ADUR - RJ )