GT - Ponto Eletrônico
O GT Ponto Eletrônico UFRRJ/SINTUR-RJ esteve em uma reunião no dia 13/12/2022, com o Reitor Roberto de Souza Rodrigues e a Pró Reitora de Gestão de Pessoas Miliane Moreira Soares de Souza.
Na reunião, apresentamos as demandas da categoria e propostas concretas,que foram discutidas e acatadas pelo Reitor e pela Pró Reitora de Gestão de Pessoas. Sabemos que estão todas e todos muito ansiosos e estressados; por isto, o objetivo do GT Ponto Eletrônico foi buscar respostas concretas e objetivas, e que atendessem de forma mais ampla possível as necessidades da categoria. Estas são as propostas e esclarecimentos resultantes da reunião:
A) Sobre recesso acadêmico, dificuldade de acerto no sistema durante a Copa e outras questões que possam ocasionar prejuízo financeiro:
- A Pró-Reitora Miliane informou que todo o abono será computado até o final do mês corrente, e que, portanto, não precisam se preocupar, pois ninguém terá qualquer prejuízo financeiro em nenhuma situação; e que os problemas apresentados são resultado de um número reduzido de trabalhadores responsáveis pela implantação do Ponto Eletrônico.
Orientamos que, caso algum TAE detecte prejuízos após o prazo de homologação e não os consiga resolver, nos procure imediatamente.
- Quanto ao recesso acadêmico, sairá orientação da PROGEP, aguardem.
B) Em relação à dificuldade de comunicação e entendimento da categoria das questões que dizem respeito ao Ponto Eletrônico:
- O GT Ponto Eletrônico realizará uma reunião mensal com a PROGEP (Prof Miliane), para esclarecer as dúvidas da categoria. Solicitamos que as dúvidas e denúncias sejam encaminhadas para o e-mail: gtpontoeletronico@sinturrj.org.br
C) Ainda para facilitar a comunicação, a PROGEP disponibilizará no site da sua página um FAC e avisará, através de memorando, para que todos os TAE's tenham ciência e busquem esclarecer as dúvidas mais comuns.
D) Cientes de que o Art.30 da Resolução 77 determina que é responsabilidade da chefia imediata, dentre outras obrigações, orientar os TAE's sobre a aplicação do Ponto Eletrônico, e que muitos não estão executando esta tarefa, ficou acordado que:
- O Reitor, no uso das suas atribuições, convocará o CAD (Conselho Administrativo), órgão estatutário composto pelas chefias, para realização de reunião mensal.
E) Sobre a alteração na Resolução 77:
- Já existe uma proposta pronta elaborada pela PROGEP.
Ficou acertado que o GT Ponto Eletrônico receberá esta proposta para que possamos dar nossa opinião e contribuição. Faremos esta discussão da forma mais democrática possível, para que todas e todos possam conhecer a proposta, antes de ser encaminhada para o CONSU.
F) Sobre TAE's que, de acordo com o parágrafo 7o do Artigo 7o da Deliberação 77, estejam isentos de registrarem o Ponto Eletrônico por estarem fora da unidade de exercício ou em condições materiais que impeçam o registro diário de ponto, suas chefias imediatas devem encaminhar memorando para a PROGEP com a solicitação da isenção com a respectiva justificativa, para que o caso seja analisado e posteriormente deferido.
Caso encontrem dificuldades, entrem em contato com o GT por email;
G) Quanto aos anexos para trabalho externo, foi explicado que na maioria das situações, basta uma declaração da chefia imediata acatando a situação apresentada pelo servidor.
H- Em relação a participação em curso de capacitação colocamos para a Pró Reitora a ausência da ocorrência no sistema.
- Ela se comprometeu a verificar esta situação.
GT PONTO ELETRÔNICO UFRRJ/SINTUR-RJ