Desmonte na educação
Desta vez, o corte nas receitas está estimado em R$ 244 milhões, conforme divulgado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O valor faz parte de um bloqueio no orçamento discricionário - destinado ao custeio das atividades de ensino, pesquisa e extensão e manutenção das estruturas.
A atrocidade foi anunciada pelo Ministério da Educação às instituições nesta segunda-feira, durante a partida entre Brasil x Suíça, ou seja, “Enquanto o país inteiro assistia ao jogo da seleção brasileira, o orçamento para as nossas mais diversas despesas (luz, pagamentos de empregados terceirizados, contratos e serviços, bolsas, entre outros) era raspado das contas das universidades federais, com todos os compromissos em pleno andamento”, criticou o atual presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca.
A Administração Central da Rural ainda está avaliando as ações a serem adotadas. E, junto com a Andifes, pretende agir com o objetivo de desbloquear estes valores. Caso a situação não seja revertida, diversas atividades da Rural terão de ser paralisadas.
O SINTUR-RJ se junta a luta das demais entidades sindicais da educação. Não aceitaremos esse desmonte de forma passiva, precisamos lutar pela nossa educação.
SINTURRJ na luta pela educação!
#NaoAosCortesDeVerbaNoOrçamento
Direção Colegiada Biênio 2021-2023
Fonte:Fontes: UFRRJ, o tempo, Brasil de Fato,