
O Rio de Janeiro reelegeu em primeiro turno o governador responsável por 3 das 5 chacinas mais letais da história do estado, resultado que acompanhou a votação de Bolsonaro, mais votado no RJ. Através do loteamento de cargos da estrutura do governo, Cláudio Castro liderou uma aliança ampla dos setores conservadores e reacionários como a família Garotinho, Picciani e a família de Washington Reis. Desde a venda da CEDAE, o governo utiliza a verba pública para acomodar os diversos grupos que se unificam no projeto conservador e corrupto.
Desde que assumiu o governo após o impeachment de Witzel, Castro representa um projeto político de fortalecimento das forças policiais através da legitimação do uso de sua violência contra as favelas. Ao mesmo tempo em que as polícias realizaram chacinas em territórios de favela sem qualquer receio de punição, o governo do Estado reduz o orçamento de saúde e educação através de um teto de gastos em áreas sociais fruto do Regime de Recuperação Fiscal. Enquanto reduz o orçamento das áreas sociais e limita concursos públicos, o governo não apresenta um projeto econômico de recuperação da indústria para enfrentamento do desemprego e da pobreza.
A população negra é a principal afetada pelo governo de Cláudio Castro. São os corpos negros que morrem pela bala da polícia, que estão na fila dos hospitais em busca de atendimento, que sofrem com o desemprego e da fome. Não há uma política estatal para enfrentamento do racismo, pelo contrário, o governo do estado aplica uma política de genocídio do povo negro. É necessário construir uma frente unitária de enfrentamento da política racista de Cláudio Castro contra a barbárie da dominação territorial pela narcomilícia.
Nesse sentido, precisamos todes fazer presença na marcha da periferia que reúne diversos movimentos de esquerda e que irá realizar a marcha no dia 19/11, amanhã, às 11h, no viaduto de Madureira, no Rio de Janeiro.
O SINTUR-RJ irá disponibilizar transporte para TAE's interessados em participar. Inscreva-se: https://bit.ly/onibus-1911 Inscrições até às 16 horas de hoje, 18/11.
Ocupar as ruas contra a política golpista e genocida de Bolsonaro e seu aliado Cláudio Castro. Vidas negras importam!!
Contra a fome, o desemprego e as chacinas. Por direitos e democracia, reparação já!
Direção Colegiada Biênio 2021 -2023
Fonte: Esquerda Online