Governo Federal bloqueia orçamento das IFES

Postado: 06/10/2022

 
Nesta quarta-feira (5) o Governo Federal fez, através do Ministério da Educação (MEC), mais um corte orçamentário, dessa vez de R$ 147 milhões, na educação. A esse valor, soma-se o corte já feito em junho deste ano, totalizando um mais de R$ 300 milhões tirados de universidades e institutos federais de todo o país, prejudicando um milhão e meio de alunas e alunos e mais de 80 mil servidoras e servidores.
 
Este corte prejudica e coloca em risco o funcionamento de todos os institutos federais de ensino, como Cefets e o Colégio Predo II, mas principalmente afeta as alunas e os alunos, que terão seus recursos da assistência estudantil impactados, recursos como bolsas de estudos, transporte, internet entre outros diversos que ajudam na permanência dos estudantes na instituição. 
 
Outros serviços essenciais como limpeza e segurança também serão cortados, prejudicando diretamente o funcionamento das instituições de ensino e gerando ainda mais desemprego, prejudicando a nossa economia.
 
Em breve divulgaremos mais informações a respeito do impacto do orçamento sobre a UFRRJ, mas já adiantamos: todo dinheiro da Rural foi Bloqueado, alias, o dinheiro que todas as IFES foi confiscado pelo governo.
 
O SINTUR-RJ se junta a luta das demais entidades sindicais da educação. Não vamos aceitar esse desmonte de forma passiva, precisamos lutar pela nossa educação.
 
Derrotar Bolsonaro nunca foi tão urgente, só assim conseguiremos exigir nossa recomposição salarial, tirar a educação deste desgoverno, defender o nosso ensino público, gratuito e de qualidade, enterrar de uma vez por todas a PEC32.
 
Só a luta muda a vida! Fora Bolsonaro inimigo do povo!
 
SINTURRJ na luta pela educação!
 
#NaoAosCortesDeVerbaNoOrçamento
#NaoAPEC32
#EmDefesaDosServiçosPublicos
 
Direção Colegiada Biênio 2021-2023

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS