O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
Nos últimos anos, o SINTUR-RJ abraçou o Outubro Rosa com o intuito de conscientizar a população feminina da importância de “estar alerta” a qualquer alteração suspeita nas mamas. Nosso objetivo é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. A pura e simples estratégia de conscientização para homens e mulheres.
Mulheres lembrem-se: não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente.
Fonte: Inca