Agosto Lilás

Postado: 12/08/2022

O Agosto Lilás tem como objetivo principal intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher. Além disso, divulga os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes, incentivando as mulheres a terem novas atitudes frente à violência.
 
A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que está completando 16 anos. Um dos motes do “Agosto Lilás” é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.
 
Os dados evidenciam que a violência contra a mulher afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. Pode ocorrer em casa, entre pessoas da família ou entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto. O agressor é, geralmente, o marido, namorado ou ainda o pai, irmão, tio, avô. 
Mas a violência também pode vir de outra mulher, como a mãe, sogra ou cunhada.
 
A campanha também proporciona à sociedade a reflexão sobre perspectiva de gênero, fundamental para a compreensão de como os diferentes papéis e expectativas atribuídos socialmente a homens e mulheres, constroem estereótipos que resultam em violências.
 
Fonte: parauapebas.pa.gov.b e sinpolrp

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS