UNIMED
Anualmente, no mês de Junho, data base do aniversário contratual, ocorre o reajuste na tabela da UNIMED. A partir de então, nos meses seguintes, os associados(as) passam a receber seus boletos com os novos valores.
Conforme colocado pela operadora do Plano de Saúde, o reajuste necessário para equilíbrio do contrato seria de 84,34% (análise dos últimos 12 meses de uso), previsto contratualmente. No entanto, foi reduzido para 28,10% (após ser considerado análise dos últimos 36 meses, lembrando que este período se refere a pandemia, quando os planos de saúde em geral foram menos utilizados).
A pedido da Direção do SINTUR-RJ, junto com o representante da Comissão de saúde, várias reuniões foram realizadas até conseguimos reduzir o percentual de reajuste para 24%. Lembrando que, para os próximos 2 anos, a análise obrigatoriamente ocorrerá analisando sempre os últimos 36 meses.
O reajuste deveria ter ocorrido no mês de junho/2022 e, mesmo ocorrendo a negociação posterior, a retroatividade seria aplicada para o mês de vigência do reajuste, no caso, Junho/2022, e devido ao diálogo entre a direção colegiado do SINTUR-RJ e a Unimed, a operadora fez uma concessão, ou seja, está sendo considerado o início do reajuste a partir de julho/2022.
O percentual de aumento de 24% do mês de julho será cobrado parcelado em 10 vezes, de agosto de 2022 (o primeiro mês de cobrança em fatura) até maio de 2023 (o último mês antes do próximo reajuste). Com o parcelamento, o reajuste cobrado em cada um dos 10 meses será de 2,4%. Como o parcelamento não entrou na fatura do mês de julho de 2022, ele será cobrado na fatura do mês de agosto. Sendo assim, em agosto, entrará o reajuste parcelado de 2,4% (referente a julho e agosto). Independente do cancelamento do cliente, o valor referente a julho será cobrado, pois o plano estava ativo neste mês.
Tão logo compartilharemos a nova tabela UNIMED contemplando o atual reajuste. Estamos aguardando apenas o envio do material pela operadora.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ