IN-65

Postado: 06/04/2022

Na tarde da última segunda-feira, 04, atendendo a um convite, enviado em 25/03, pelo gabinete da reitoria, o SINTUR-RJ, juntamente com ADUR-RJ e DCE, participaram de uma reunião com o Reitor da UFRRJ, professor Roberto de Souza Rodrigues, cuja pauta foi: Orçamento, Módulo Frequência e IN65.

Inicialmente, o SINTUR-RJ, estranhando o convite para  reunião entre as associações sindicais e não a Audiência Pública com a participação de toda comunidade acadêmica, como já vínhamos solicitando incansavelmente no decorrer dos últimos meses, respondeu ao e-mail afirmando que a AUDIÊNCIA PÚBLICA  solicitada não poderia de forma alguma ser reduzida à uma reunião entre entidades sindicais apenas.

No entanto, para entender melhor qual seria o objetivo da REITORIA, o SINTUR-RJ compareceu. Durante a reunião o Reitor se debruçou sobre o orçamento e falou durante grande parte do tempo acerca dos gastos, reduções de repasses que o governo impõe às universidades. Como resposta, o coordenador Maurício Marins disse: "Pois é, os SPF's estão em situação pior, inclusive esse é  o motivo das nossas greves e Paralisações ". 

A Pró- reitora de assuntos administrativos,  Miliane Moreira, também participou da reunião. Ela iniciou sua fala  discorrendo sobre o ponto eletrônico. Contou que há uma ordem judicial que determina a sua implementação, mas a realidade da Rural é diferente em relação às outras instituições.  E em autodefesa a  professora se justificou dizendo que demora para responder alguns questionamentos, porque ainda está tomando conhecimento das demandas da pasta.

Posteriormente, quando o assunto tratava a IN-65 o SINTUR-RJ   voltou a interpelar dizendo: " o debate sobre o assunto está suprimido e, tendo em vista que já solicitamos diversas vezes uma Audiência Pública à essa administração e até o momento não houve nenhum movimento que indique a intenção de marcar uma data, precisamos lembrá -los que existe um GT muito capacitado que domina o assunto. O mesmo se empenhou  e desenvolveu um excelente trabalho que poderia contribuir muito com o nosso debate".

A Pró Reitora respondeu que ali não estava ocorrendo um debate e sim um esclarecimento, e que esse grupo será convocado, ainda neste mês de abril, para falar sobre o assunto.

E ao serem questionados sobre data para realização da, já muito cobrada, Audiência Pública, deixamos aqui registrado que o Magnífico Reitor,  Professor Roberto,  não se manifestou.

O SINTUR-RJ seguirá pressionando para que essa administração central saia do estado letárgico e  abra espaço para o debate sobre o teletrabalho – IN-65 pós-pandemia e o controle da jornada das (os) trabalhadoras (es) que realizam seus trabalhos em home office.

Os TAEs querem fazer parte dessa discussão.  Queremos uma Audiência Pública

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS