SINTUR participa da abertura do Setembro Amarelo na UFRRJ

Postado: 08/09/2017

Foto: Amparo Cupollino (Pró-Reitora de Assuntos Administrativos), Juliana Arruda (Pró-Reitora de Assuntos Estudantis), Ivanilda Reis (Coordenadora Geral do SINTUR-RJ), Ricardo Berbara (Reitor), Jaqueline Rocha (Organizadora do evento) e Gabriela Riso (Pró-Reitora de Extensão)

Dedicado à prevenção do suicídio e a luta pela vida, o Setembro Amarelo na UFRRJ iníciou suas atividades no dia 05 deste mês com uma semana reservada para a discussão acerca do tema. 

Embora criado em 2014, é a primeira vez que a UFRRJ promove o evento. Em sua abertura, foram convidados para suscitar o debate a Pró-Reitora de Assuntos Administrativos, Amparo Cupollino; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Juliana Arruda; a Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores da UFRRJ, Ivanilda Reis; o Reitor, Ricardo Berbara; a organizadora do Evento e coordenadora do Curso de Farmácia, Jaqueline Rocha; e a Pró-Reitora de Extensão, Gabriela Riso.

O evento surgiu a partir do aumento de casos de alunos da graduação que desenvolveram depressão, conforme explicou Jaqueline Rocha, que também falou a respeito da simbologia da cor amarela.

 "A  cor amarela é uma referência a luz, vida... já que a pessoa que comete suicídio não consegue ver uma "luz", uma saída para seu problema", diz a coordenadora.

Paralelamente ao Setembro Amarelo também ocorre na instituição uma campanha encabeçada pelo SINTUR em combate ao assédio moral em local de trabalho visto que muitos trabalhadores da instituição estão adoecendo por conta de práticas abusivas de seus gestores. O assédio moral pode gerar diversos problemas físicos e psicológicos ao trabalhador, entre eles o aumento da pressão arterial (pressão alta), dores pelo corpo, insônia, depressão, síndrome do pânico e até mesmo o suicídio. Ivanilda Reis falou acerca da importância do debate na universidade envolvendo técnicos, professores e estudantes.

"Estar nessa mesa significa dar visibilidade a todo esse adoecimento", conta Ivanilda Reis.

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS