O SINTUR-RJ É CONTRÁRIO À MUDANÇA DE BANDEIRA AMARELA PARA VERDE E AO RETORNO PRESENCIAL!

Postado: 13/01/2022

O SINTUR-RJ É CONTRÁRIO À MUDANÇA DE BANDEIRA AMARELA PARA VERDE E AO RETORNO PRESENCIAL!

Com o altíssimo índice do crescimento no número de casos da covid-19 decorrente a circulação da variante Ômicron e o surto de influenza A (H3N2), nos últimos dias, no estado do Rio de Janeiro e levando em conta a aprovação, com 85% de votos, na mudança da bandeira amarela para a verde dentro da UFRRJ (mantendo a bandeira amarela para todas as questões administrativas), que aconteceu na 239ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário – CONSU, de 06/01, assim como as informações que diariamente chegam até o sindicato, como por exemplo:

- A Pró-reitora de Graduação informou através do site da universidade, que devido a um surto de influenza na equipe de recepção e secretaria da Prograd, o atendimento ao público estaria suspenso de 11 a 14/01/2022;

- No DMSA, já são três casos de COVID confirmados e um suspeito. Quanto a equipe de limpeza, após o DMSA informá-los sobre os casos de COVID no setor, a mesma além de não ter um protocolo específico para lidar com esses casos, também não foram preparados/orientados de como proceder em ambientes contaminados. Além disso, o DMSA teve que fornecer os materiais de limpeza para a equipe, pois eles não tinham.

Amanhã, 14/01, o Comitê COVID da UFRRJ irá se manifestar, uma vez que a mudança na bandeira dentro da RURAL, se dá após análise dos dados epidemiológicos do Estado realizada por esse grupo de estudiosos. No entanto, o SINTUR-RJ chama atenção desses especialistas para o grande aumento de casos de Covid no Rio de Janeiro, nessas duas primeiras semanas de janeiro de 2022, já superam soma de novembro e dezembro de 2021.

Na comparação com todo o mês de dezembro de 2021, quando foram registrados 8.008 casos da doença, os números deste mês já apresentam aumento de 313%.

Em uma pesquisa realizada em duas farmácias que oferecem o teste (PT - PCR) de COVID-19, no município de Seropédica, não há mais agendamentos para os próximos quatro dias, tendo em vista que 20 pessoas são testadas por dia.

Ante o exposto, o SINTUR-RJ questiona:

Não seria esse um momento de unidade para juntos fazermos uma campanha unificada para conscientizar a comunidade acadêmica cerca da importância de tomar a dose de reforço?

Desde que o Ministério da Saúde confirmou em 26 de fevereiro de 2020 o primeiro caso de coronavírus no Brasil, o nosso sindicato está participando ativamente de Atos em defesa da Vacina, da Vida, da Saúde, Emprego para todos, todas e todxs.

Nós somos uma Entidade respeitada nacionalmente e JAMAIS IREMOS CONTRA A QUALQUER QUESTÃO QUE NÃO PRIORIZE A BIOSEGURANÇA DOS SERVIDORES/SERVIDORAS DESSA UNIVERSIDADE.

Feitas estas considerações, é evidente que a mudança na bandeira amarela para verde no momento em que enfrentamos vai contra a DEFESA À VIDA.

A Rural não está preparada, como vem dizendo nos CONSELHOS UNIVERSITÁRIOS, os departamentos não foram sanitizados, se quer há produtos para realizar a limpeza, sem contar que os trabalhadores (as) da limpeza estão totalmente despreparados para lidar com a situação emergencial e principalmente EXPOSTOS (AS) À CONTAMINAÇÃO.

Esse não é o momento para se discutir mudança de bandeira e tampouco o retorno as atividades presenciais.

Nessa oportunidade, o SINTUR-RJ reitera a importância da vacinação contra a Covid-19 e da MANUTENÇÃO das medidas não farmacológicas preventivas: distanciamento interpessoal, uso de máscara e higienização frequente das mãos.

Direção Colegiada do SINTUR-RJ

 

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS