Nota de Repúdio

Postado: 13/01/2022

Da mesma forma que o governo federal interferiu na autonomia universitária da nossa universidade ao não nomear o primeiro nome da lista tríplice, Professor Ricardo Luiz Louro Berbara, para a Gestão 2021-2025, o presidente Jair Bolsonaro voltou atacar, dessa vez, desrespeitando a decisão da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A professora Sandramara Matias Chaves, no ano passado foi eleita, ela ficou como 1ª colocada na lista tríplice, teve sua escolha e reconhecimento endossados, inclusive, pelos demais candidatos que se submeteram à consulta da comunidade e também recebeu parecer técnico favorável no MEC, mas não tomou posse do cargo. Bolsonaro impôs a nomeação da terceira colocada na lista tríplice, a professora Angelita Pereira de Lima, como reitora da UFG.

Ocupação da Reitoria

Nesta quarta-feira (12/1), como forma de protesto pela intervenção, a Reitoria da UFG foi ocupada por estudantes, professores, técnico-administrativos e técnico-administrativas e demais servidores contra o autoritarismo de Bolsonaro ao afrontar a autonomia universitária e em defesa da educação pública. A comunidade acadêmica afirma que ficará na Reitoria até que haja uma resposta do MEC. Segundo nota, estão presentes representantes do DCE, UEE, APG, Sint-IFESGO, ADUFG-Sindicato, CABU, UJS, UJC, PSOL, MUP, CTB, UJR e DAFEFD.

O SINTUR-RJ entende que esse é mais um ato de ataque à autonomia universitária, à democracia, à educação, à ciência e à tecnologia, por parte de uma Presidência da República que se notabiliza pelas constantes agressões contra o serviço público, pela entrega do patrimônio nacional, pela destruição do meio ambiente, pelo negacionismo e omissão genocidas no contexto da atual pandemia.

O SINTUR-RJ defende que o processo de escolha de reitores ou reitoras se inicie e se encerre no âmbito das instituições de ensino e repudia veementemente mais essa interferência de Bolsonaro nos processos internos das instituições federais de ensino. Seguiremos na luta “Reitor eleito é Reitor empossado”

Fontes: Fasubra, ANDES, UFG

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS