Um 2022 com muita saúde para todas, os, es!

Postado: 31/12/2021

Chegamos ao final de 2021, um ano marcado por muitas perdas, grandes e importantes batalhas, as quais o SINTUR-RJ participou ativamente de todas elas. 
 
As principais pautas foram as manifestações nacionais pelo FORA BOLSONARO que cresceram ao longo do ano, na mesma proporção que a queda de popularidade do governo. O presidente Bolsonaro atualmente conta com a pior avaliação desde o começo do seu mandato, com 55% de avaliações negativas, segundo Ipec (antigo Ibope). Outra luta que pautou o ano foi contra a aprovação da PEC 32 (Reforma Administrativa). Centrais e entidades sindicais das três esferas (municipal, estadual e federal), entre elas a Federação, construíram ações e diversos atos unificados. 
 
Foram 14 semanas de mobilizações e um resultado vitorioso, pois a PEC que pretende acabar com os serviços públicos sequer chegou a ser colocada em votação no plenário da Câmara dos Deputados. 
 
O governo Bolsonaro já é considerado o pior da História, por conta das 618 mil mortes pela Covid-19, muitas das quais poderiam ter sido evitadas; a corrupção na compra e distribuição de vacinas; o desmonte do Estado, especialmente em áreas essenciais como educação e saúde; o ataque às instituições; a crise econômica, o aumento do desemprego que alcança 14 milhões de brasileiras e brasileiros e a volta da extrema pobreza em virtude da carestia. Além de conviver com a pandemia da Covid-19, que ainda não acabou, convivemos também com a pandemia da fome. 
 
O enfrentamento aos consecutivos ataques à educação e à saúde (SUS) também marcou o ano. Somente em 2021 o governo fez um corte de R$ 1 bilhão de recursos na educação. Os cortes vão afetar mais de 70 mil pesquisas, ameaça o fechamento de diversas instituições de ensino superior públicas no Brasil e demonstra que o governo é inimigo da educação. Além de outros ataques, Bolsonaro quer acabar com a autonomia, a pesquisa e a extensão dos Institutos Federais. 
 
Demais lutas que mobilizaram os trabalhadores e trabalhadoras foram: o fortalecimento do SUS; vacinação para todas e todos; contra o negacionismo e o reconhecimento da ciência; a PEC 23 (calote nos precatórios) e outros projetos no Congresso Nacional, como o PL 5595/20, o piso da enfermagem e a indenização aos familiares de mortos pela Covid-19; a valorização dos profissionais dos Hospitais Universitários; contra o Decreto 10.620/21, que centraliza o gerenciamento das aposentadorias no INSS; o combate ao racismo e extermínio do povo negro; o combate ao aumento de casos de violência contra a mulher, feminicídios e a LGBTfobia; a proteção e cuidados aos idosos; em favor das camadas mais vulneráveis; contra o retorno presencial ao trabalho sem condições sanitárias adequadas; e contra todo tipo de preconceito e exclusão. 
 
Entre as lutas da categoria para o próximo ano estão: intensificar os atos pelo “Fora Bolsonaro e Mourão”; a manutenção da luta contra a PEC 32; ampliar a mobilização da categoria em atos presenciais, nos municípios, estados e Distrito Federal, mantendo todas as medidas de segurança sanitária; a luta contra o Decreto 10.620/21; pela taxação das grandes fortunas; pelo fortalecimento do SUS e dos Hospitais Universitários; a campanha salarial; contra o retorno presencial sem os protocolos de segurança e com o monitoramento da saúde dos trabalhadores e estudantes; pelo passaporte vacinal; condições adequadas de trabalho e contra os cortes e desmonte da educação pública. 
 
Mesmo em momentos difíceis, como o que vivemos, o SINTUR-RJ chega ao final de 2021 comemorando suas conquistas do período, mas, principalmente, renovando suas energias para 2022 seguir firme e resistindo aos sucessivos ataques do governo corrupto, fascista e genocida de Bolsonaro.
 
Fora Bolsonaro e Mourão!
 
Um 2022 com muita saúde para todas, os, es!

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS