FORA EBSERH

Postado: 23/11/2021

A comunidade universitária da UFRJ vem lutando contra a pactuação com a Ebserh e realiza ato em frente à reitoria, nessa terça-feira (23).

De acordo com relatos de docentes de outras universidades federais cujos HUs são geridos pela empresa, além de não trazer melhorias, a Ebserh tem interferido na autonomia universitária, especialmente nas práticas de extensão, e precarizado as condições de trabalho, entre outras queixas.

"Esse método é um atentado à democracia interna, dentro do espírito de 'passar a boiada', se aproveitando das dificuldades decorrentes da pandemia. A posição da Reitoria será entregar nossos hospitais ao General. Nós devemos lutar pela autonomia e democracia na UFRJ, principalmente, para UFRJ continuar desempenhando seu papel social junto à sociedade. Precisamos nos mobilizar urgentemente!" afirma a professora Marinalva Oliveira, da Faculdade de Educação e do Movimento Barrar a Ebserh na UFRJ.

Para barrar a Ebserh na UFRJ

Para organizar a luta contra a adesão da universidade à Ebserh, a comunidade se uniu no “Movimento Barrar a Ebserh na UFRJ”. Desde agosto, docentes, técnicos, técnicas e estudantes têm realizado protestos, debates, audiências públicas e articulação com parlamentares do Rio de Janeiro para ampliar a discussão acerca dos impactos que a adesão à Ebserh pode ter para a universidade, seu corpo acadêmico e para a parcela da sociedade que utiliza dos serviços oferecidos pelos HU’s.

Além disso, o movimento desenvolveu uma campanha que tem divulgado materiais nas redes sociais com depoimentos de docentes, técnicos, técnicas e estudantes de outras instituições que aderiram à Ebserh, sobre os resultados da gestão da empresa nos hospitais universitários. As falas denunciam os vários problemas que essas comunidades vêm enfrentando como, por exemplo, descumprimento por parte da empresa dos termos acordados nos contratos de gestão, que dizem respeito a pessoal e às metas de ampliação de infraestrutura.

Realidade com a Ebserh

Um dos exemplos é a entrega do Hospital Universitário da Federal do Maranhão (HUUFMA) para a Ebserh, que representou a ruptura da autonomia universitária e o distanciamento entre as atividades acadêmicas e assistenciais, de acordo com relado do professor da Faculdade de Medicina da Ufma, Antonio Gonçalves. Na Ufma, o hospital passou a ser apenas mais um cenário de prática, como qualquer outro, e deixou de ser um hospital Escola Universitário, que permita ampliar o ensino e aprendizagem de estudantes das áreas da Saúde.

Acesse aqui as redes do movimento:
https://www.facebook.com/foraebserhufrj
https://www.instagram.com/foraebserhufrj/


Fonte: ANDES

Imagem: Campanha Para Barrar a Ebserh na UFRJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS