O Dia da Consciência Negra - 20 de novembro marca a morte de um dos maiores lutadores contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares e passou a ser celebrada pelo Movimento Negro a partir da década de 1960 como uma forma de valorização da comunidade negra e da sua contribuição na história do país. Hoje, a data é oficializada pela lei nº 12.519/2011 e celebra a resistência do povo negro contra a escravidão e a luta contra o racismo no Brasil, tendo Zumbi como um dos principais lutadores da história pela liberdade.
Por que a luta por Fora Bolsonaro é uma luta antirracista?
O descaso no combate a pandemia, o aumento da fome, do desemprego, a alta geral dos preços e o consequente caos econômico e social por qual passa o país impacta primeiramente e com mais intensidade à população negra e pobre. As posições e o discurso do Presidente da República e de seus aliados da bancada da bala, dos setores mais atrasados e reacionários das forças armadas e das polícias e sua relação íntima com líderes de milícias reforça e apoia a violência e a hostilidade que discrimina, agride e mata corpos negros todos os dias.
Além disso, o governo Bolsonaro é responsável pela desorganização de todas as políticas públicas de promoção da igualdade racial e pelo descaminho de instituições como a Fundação Palmares, voltadas para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
Lutar nas ruas e nas redes
O #20NForaBolsonaroRacista é uma construção coletiva - para contribuir com a ação nas redes, compartilhe nossos cards e imagens para ajudar a impulsionar e dar visibilidade ao ato.
A luta contra o racismo tem o protagonismo das lideranças e organizações negras, mas é uma luta de toda militância, movimentos e partidos que defendem a democracia e a justiça social. Por isso é fundamental o posicionamento, o engajamento e a mobilização de todas as organizações e lideranças em suas redes e junto às suas bases convocando o dia 20 de novembro.
É AMANHÃ, SÁBADO, 20/11!
ATENÇÃO: Disponibilizaremos ônibus nos campi de Seropédica e Nova Iguaçu com todas as medidas de segurança garantidas!
A concentração para o ato será às 13h, no Viaduto Negrão de Lima, centro de Madureira. Participe!
Vamos nos fortalecer e somar nesta luta!
Inscrições pelo link: https://forms.gle/YK4hXnhdo3KjboMW8
Participe!
Fora Bolsonaro Racista!
Todos às ruas no dia 20 de novembro!
Fontes: cnte.org.br, cut.org.br