NOTA DO SINTUR-RJ - RETORNO GRADUAL AO TRABALHO PRESENCIAL NA UFRRJ

Postado: 22/10/2021

A Direção Colegiada do SINTUR-RJ, biênio 2021-2023, em reunião nessa quinta-feira (21), discutiu entre seus atuais coordenadores e coordenadoras a portaria Nº 5533 / 2021 que adota medidas de retorno gradual ao trabalho em modo presencial dos servidores (docentes e técnico-administrativos) no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.
 
É de entendimento do sindicato a necessidade da participação de TODA categoria em qualquer decisão que trate O RETORNO PRESENCIAL.  Temos total concordância que a portaria que cita as novas orientações contidas na IN SGP/SEDGG/ME nº90 de 28/09/2021 não contempla os “TAEs” dessa universidade, uma vez que a Rural continua em bandeira vermelha, com previsão de possível retorno presencial previsto para março 2022, conforme orientações do Comitê COVID-19.
 
Reiteramos que o retorno como está proposto atinge diretamente a saúde da categoria, tendo em vista que a equipe terceirizada responsável pela limpeza do campus Seropédica está com o efetivo reduzido. Além disso, não é de conhecimento da nossa categoria que os departamentos/setores de trabalho tenham realizado sanitização adequada do ambiente, o que é uma das formas de manter o local de trabalho seguro garantindo assim, ainda que minimamente, o bem-estar dos trabalhadores.
 
Vale salientar, que o §2º - O planejamento do retorno às atividades presenciais dos servidores pela chefia imediata (...) coloca os TAE’s em uma situação de extrema e perigosa fragilidade, visto que, já vimos e vivenciamos em outras ocasiões ataques, perseguições por parte de alguns chefes caracterizando assim assédio moral.
 
Outra questão que deve ser abordada é a ausência no quantitativo de servidores atuantes na UFRRJ, o que gera uma deficiência no quadro de “TAEs”, que em sua grande maioria é composta por servidores com alguma comorbidade e com idade superior aos 60 anos (grupo de risco). 
 
É necessário garantir que haja uma ampla discussão antes do retorno dos TAEs ao trabalho presencial, o que tange a adoção do controle de frequência do ponto eletrônico, no "novo presencial" e como será a implantação do teletrabalho de forma definitiva na Rural para alguns, técnicos, e há que se definir quem irá adotar essa forma de trabalho.
 
A pandemia não acabou, precisamos nos cuidar! 
Nossas vidas Importam! 
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS