REUNIÃO DA NOVA DIREÇÃO COM A REITORIA

Postado: 22/09/2021

Nesta terça-feira, 21/09/2021, atendendo a solicitação da Direção Atual, ocorreu uma reunião com os Novos Diretores do SINTUR-RJ, o Reitor Roberto Rodrigues, o Pró Reitor de Gestão de Pessoas Marcelo da Cunha Sales e com a Profª. Kênia Cristina Pontes Maia, Pró Reitora Adjunta.
 
Nesta reunião foi encaminhada a pauta interna aprovada no XII CONSINTUR Virtual, pendências de algumas questões encaminhadas anteriormente relacionadas à vida funcional dos TAEs e apresentação da Nova Gestão do SINTUR-RJ Biênio 2021/2023.
 
Além disso, ficou acordado a necessidade de construção de uma agenda com a Nova Direção, para discussão de cada ponto da pauta, tendo como prioridade a metodologia a ser adotada para o Retorno Presencial. 
 
É importante que toda a categoria conheça a pauta interna, que foi apresentada e encaminhada para a Administração Central, construída em Seminários, Roda de Conversa, assembleias e aprovado no XII CONSINTUR Virtual.
 
 
PAUTA DE LUTA INTERNA DOS TAES APROVADA NO XII CONSINTUR
 
1. Fórum dos Técnico-Administrativos Institucional construído coletivamente de forma democrática, com a categoria e a sua Entidade Representativa/SINTUR-RJ.
 
2. Questões que envolvem a vida dos TAES
Que todos os temas que envolvem a vida laboral dos TAES, encaminhados através de Instrução Normativa, Comunicados ,Portarias,etc... sejam discutidos com a categoria e o sindicato, democraticamente, antes de sua implementação.
Discussão democrática envolvendo a categoria e o sindicato, da política de capacitação e qualificação (que as discussões ocorram com prazo necessário para se utilizar todo o valor disponível no orçamento para este fim).
 
3.LEI Nº 11.091, DE 12 DE JANEIRO DE 2005 (PCCTAE) e as demandas internas.  
Discussão democrática do Programa de Gestão de Avaliação de Desempenho.
Garantia da Sala da CIS (Comissão Interna de Supervisão) e a estrutura necessária  para o funcionamento, de acordo com a Legislação.
Cobrar que a Administração Central cumpra a lei que garanta toda a estrutura necessária para a manutenção do funcionamento da CIS.
Enquanto a avaliação de desempenho não estiver de acordo com a Lei 11.091/2005, que nenhum TAE seja prejudicado na avaliação atual no que se refere ao prazo ou nota abaixo da média.
4.Questão da Saúde física e mental na UFRRJ
Defender a construção Coletiva de uma política Institucional com os diversos grupos constituídos na universidade, que discutem o tema, sendo indispensável  a participação dos profissionais da área e as Entidades Representativas, com o objetivo de não só de apresentar as questões dos setores envolvidos, como construir propostas que atendam as demandas apresentadas.
 
5.Assédio Moral e sexual, perseguição política e todas as formas de opressão (racismo, machismo e LGBTFobia).
 
Sabemos que o assédio moral, as perseguições e todas as formas de opressão adoecem os trabalhadores e a própria Instituição. A impunidade a os assediadores faz com que cada vez mais estas ações sejam freqüentes, além das discussões sobre o tema, é preciso que seja construída uma política Institucional de Acolhimento à vítima, com o indispensável acompanhamento dos(as) profissionais da área da Psicologia da Universidade, informações sobre o tema, com a exigência de punição ao assediador, de combate ao assédio moral no trabalho e todas as formas de opressão, envolvendo os grupos e Entidades Representativas a ser aprovado no CONSU.
 
6.Democratização
Em todos os processos que envolvem os três segmentos (eleições paritárias, paridade em todos os espaços democráticos de decisões, eleições para os Dirigentes dos Setores Administrativos).
Apreciação e discussão do Estatuto e Regimento da Universidade para garantir a participação da categoria de forma ampla e equânime de acordo com nossos direitos.
E participação da categoria na discussão de distribuição de CDs e FGs.
Alteração regimental no que se refere à eleição para representação dos TAEs para os Conselhos;
Eleição para Diretor do Campus de Seropédica e Realização das reuniões do CAD (Conselho Administrativo).
 
7.Política de Segurança Institucional
Realização de um Fórum aberto e paritário da Comunidade Universitária para construção de uma política de Segurança para a UFRRJ.
 
8.Terceirização na UFRRJ
Lutar contra a terceirização na Universidade, sem prejuízo de apoio aos terceirizados (as) pela garantia de direitos;
Cobrar da Gestão da UFRRJ o cumprimento de suas obrigações contratuais perante às empresas contratadas, para que não impliquem em prejuízos aos trabalhadores terceirizados.
Total transparência na contratação das Empresas contratadas e a cobrança na responsabilidade do cumprimento dos direitos trabalhistas dos terceirizados.
 
9.   Acessibilidade
Cobrar a implementação de uma efetiva Política de Acessibilidade em toda a UFRRJ, com garantia das condições de trabalho aos TAES que necessitam deste atendimento e treinamento adequado aos TAES no atendimento aos estudantes com deficiência.
Início imediato de construção de rampas de acesso, retirada de obstáculos aos cadeirantes nas calçadas e reconstrução imediata da ponte que liga a ciclovia, bem como a garantia da manutenção destes acessos.
 
10.    Retorno presencial com segurança
Que o Retorno Presencial seja amplamente discutido com a participação das Entidades Representativas da Categoria, antes de ser apresentada para votação do CONSU.
Que conforme já encaminhado em outra reunião do CONSU e tendo o entendimento naquele momento de que discutiríamos em outra reunião, que o retorno gradual somente ocorra na bandeira verde (ATENÇÃO MODERADA).
Que a imunização completa de todos os Membros da Comunidade Universitária seja o fator de garantia para o retorno presencial pleno.
Que as questões emocionais, suas conseqüências e acompanhamento necessários, faça obrigatoriamente parte de qualquer proposta de retorno.
Que a garantia de tudo que envolva questões de biossegurança, como limpeza, higienização e equipamentos individuais, esteja garantido.
 
11.Sobre Teletrabalho, defendemos:
Conforme aprovado na Plenária da FASUBRA, defendemos que a implementação da modalidade de teletrabalho só ocorra após a Pandemia de COVID-19;
Caracterizamos o trabalho remoto emergencial, que hoje está sendo realizado pelos trabalhadores da UFRRJ, não pode ser considerado como o Teletrabalho que a Instituição visa implementar;
Entendemos que a modalidade de teletrabalho terá um impacto no Plano de Carreira dos Técnico-administrativos, especialmente no que tange à Avaliação Funcional; portanto, algumas questões importantes precisam ser avaliadas, tais como: assédio moral, problemas estruturais para garantir o desenvolvimento do trabalho remoto (condições de trabalho),como internet, energia elétrica etc;
Ao dialogarmos sobre a modalidade de teletrabalho, não podemos desconsiderar a conjuntura nacional que estamos vivendo, em que o adoecimento físico e mental, infelizmente, atinge os trabalhadores com mais freqüência. Como tratar desse tema e sua relação com acidente de trabalho causou dúvidas e preocupações aos membros da Comissão, esse é o motivo, pelo qual, queremos que o ponto e seus impactos sejam avaliados pela Comissão formada pela PROGEP.
Não temos como desconsidera as perda salarial dos servidores públicos, com os salários congelados e o aumento do custo de vida;diante desta realidade, o custo para exercer o teletrabalho, que será unicamente dos TAE’s, precisa ser discutido na busca de uma proposta que contemple de alguma forma esse impacto, a fim de reduzi-lo.
Por considerarmos a Modalidade de Teletrabalho um tema que impactará de alguma forma a vida laboral dos técnico-administrativos, trazendo muitas dúvidas quanto à sua implementação por adotar, como parâmetro para sua análise e aprovação, a Orientação Normativa IN 65, com relação à qual o conjunto dos servidores públicos, a nível nacional, apresentam vários pontos de divergências, decidimos, na reunião do nosso grupo de trabalho, que o representante dos técnico-administrativos precisará estabelecer com a comissão aprovada na assembleia do SINTUR-RJ realizada em 03/12/2020, um diálogo constante no sentido de manter atualizadas as questões discutidas na Comissão da PROGEP. Entendemos que só comum debate amplamente democrático é que teremos uma proposta de Programa de Gestão para implementação da modalidade de teletrabalho que beneficie a Instituição e os trabalhadores; desta forma, defendemos que caberá à assembléia da nossa categoria avaliar a proposta final,antes que a mesma seja apresentada e submetida à aprovação do Conselho Universitário da UFRRJ (CONSU).
 
12.PNRs:
Manutenção da finalidade das PNRs;
Propor a construção de PNRs para atender o maior número de servidores da instituição;
Cobrar a fiscalização do uso devido e a manutenção das PNRs.
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS