Carta de Repúdio

Postado: 11/06/2021

Carta de Repúdio à Nota de Informação emitida em 01/06/2021 pela PROPPG em referência ao processo nº 23083.035643/2021-30
 
Sem democracia não há respeito!
 
Repudiamos a mensagem da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da UFRRJ, assinado pela Profª Lúcia Helena dos Anjos e enviada ás Coordenações de Pós Graduação um dia após a realização do CONSU, onde se encontrava em pauta a aprovação do processo em tela.  A Pró-Reitora, na mensagem não só desrespeita o direito democrático dos Conselheiros, como promove um divisionismo entre os Conselheiros citados e os Estudantes, pois expõem os Conselheiros que fizeram questionamentos, críticas ou, simplesmente, não comentaram a respeito do Processo defendido por ela.
 
O processo em tela traz a solicitação de reabertura de laboratórios de Pesquisa dos Institutos de Química, Agronomia e Ciências Biológicas e da Saúde. Independente desta petição, é importante destacar que neste mesmo CONSU foi aprovado que a UFRRJ continua em Bandeira Vermelha, apresentado pelo Comitê de Acompanhamento do COVID-19/UFRRJ, baseado nos dados epidemiológicos. 
 
Portanto, nos parece claro a posição do Comitê que corretamente teve como base, para sua avaliação, a mesma preocupação de muitos de nós diante na realidade em que enfrentamos: que estamos em um País com mais de 470 mil mortos por COVID-19. Logo, qualquer mudança na situação dos serviços e entregas da UFRRJ a comunidade devem ser realizadas mediante análise criteriosa. Desta mesma forma, a Representação dos TAES e a Direção do SINTUR-RJ com muita responsabilidade avaliaram independentemente, além dos dados nacionais, a realidade em que se encontra a UFRRJ. 
 
Dentro dos principais pontos analisados frente à realidade da Comunidade, naquele momento, podemos citar que: a) a UFRRJ se encontrava sem contrato ativo com empresa de limpeza, e ainda sem prazo exato para uma nova contratação, portanto sem condições de higienização adequada aos laboratórios ou qualquer setor da instituição; b) Nenhuma  apresentação de compras dos EPIS adequados para embasar a aprovação da petição; c) Sem qualquer retorno de acompanhamentos das demandas dos trabalhadores que estão em serviços essenciais deste o início da Pandemia, o que demonstra que quaisquer situações ocorridas nesse âmbito e também durante essa abertura ainda não terão o tratamento e soluções merecidos.
 
Diante desta realidade, tão complexa, fica claro que é fundamental muito cuidado ao avaliarmos a abertura de quaisquer setores da UFRRJ, inclusive os laboratórios sem colocar em risco a vida dos diversos envolvidos (discentes, pesquisadores, docentes, terceirizados e técnico administrativos). Foi com esta responsabilidade que a Representante dos TAES, usando seu direito democrático, pediu vista ao processo para  avaliar a demanda solicitada com todo o critério possível, principalmente porque teve acesso ao conteúdo do processo em prazo exíguo, ferindo o que determina o estatuto que rege o Conselho.
 
Consideramos que a mensagem enviada expondo os Conselheiros(as) representa um ataque gratuito ao direito a liberdade democrática e um desrespeito ao papel que cumpre o Órgão Máximo da UFRRJ e seus Membros frente a Comunidade Acadêmica que é de ouvir necessidades, discutir propostas, criticar, avaliar e ponderar sobre matéria que lhe é apresentada, podendo aprovar ou não as propostas apresentadas em suas pautas, de forma impessoal, sem exclusivismos, perseguições ou revanchismos aos que discordem de seu ponto de vista ou anseios.
 
Justamente no momento em que mais necessitamos de unidade em defesa das universidades públicas, essas atitudes  a abordagem utilizada e a situação insustentável gerada em consequência não contribuem em nada para o fortalecimento da UFRRJ que queremos e merecemos, ao contrário podem colocar em risco esta unidade criando desavenças entre os segmentos da Comunidade Universitária, lutas personificadas em indivíduos em detrimento do que é mais relevante para o todo e criar justificativas fantasiosas para problemas que apesar da resolutividade, são apresentados gerando culpabilidades indevidas e incoerentes.
 
Basta de intolerância! Estamos certos que toda discordância é saudável, lícita, construtiva e direito político, civil e social de todos, cujos envolvidos devem ser respeitados. Repudiamos toda forma de censura, limitação e coibição imposta e falta de diálogo. Repudiamos todo ataque a democracia e principalmente os que ferem os princípios que regem a UFRRJ, para mantê-la uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
 
Pelo respeito à Democracia!!
 
Exigimos Respeito!!
 
Exigimos liberdade para decidir!!
 
Representação dos Taes no CONSU
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS