VAMOS FALAR DE POLÍTICA? Sobre polarização e doisladismo no Brasil de Bozoasno

Postado: 07/06/2021

Tive contato com o conceito em moda hoje, “polarização”, faz tempo. Muitas vezes, vem sendo usado sem qualquer referência à sua construção histórica mais recente, e por vezes, para se dizer sabe-se lá o quê. 
 
Conheci, usei, estudei “polarização” referindo-se às duas potências da Guerra Fria, EUA X URSS, que num confronto de décadas, se destacavam como polos. A palavra "polo" diz sobre a noção de poder, capacidade de ambos, se não iguais, pelo menos com alguma equivalência ou correspondência. 
 
Não há uma só vez que eu escute ou leia a palavra polarização no Brasil contemporâneo que eu não me lembre destes elementos: dois polos se confrontam por possuírem poderes equivalentes.
 
Nunca tinha ouvido a expressão referindo-se às situações desiguais. No entanto, no Brasil do Bozoasno, esta palavra abriu mão da equivalência, princípio básico da polarização, e passou a substituir tudo que até então era tratado por lados em oposição, lados assimétricos, lados desiguais, lados que não se enfrentam em iguais condições. 
 
De repente, estamos nadando contra o afogamento, neste mar de doisladismos. Parece até que nos foi furtada a possibilidade de pensar e agir, pois o discurso não reflete a desigual a relação de forças, os instrumentos de afirmação, e as formas de (luta pela) existência.
 
Em meio a esta bruma confusa que surge no novo léxico, passamos a exposição digladiadora como debate , sem chance de entendimentos ou de divergências civilizadas, por exemplo, entre pressupostos científicos e formulações que chegam pelo tio do zap. 
 
Parece que abandonamos a premissa primordial do debate: é preciso que se fale a mesma língua, ou que tenha alguma possibilidade de tradução (não que tenham as mesmas ideias a serem defendidas) mas algum chão comum é o basal na elaboração de um debate. 
 
Nas braçadas dadas entre os doisladismos, muito se defende o direito de opinião. É esquisito observar como parece que tudo que resulta da conexão cérebro – boca seja tratado como opinião. Sou do tempo em que a opinião concorria e se diferenciava do delírio, da mentira deslavada, da pós-verdade, do blefe, da retórica, etc, e note, todas as formas discursivas fazem este caminho entre o cérebro e a boca, e isto não é suficiente para tornar todo texto que venha deste percurso seja considerada opinião. 
 
São muitas as confusões de fundo que resultam em tornar o que vivi no 29M em mais um evento da polarização, em experiência de equivalências. Eu bem sei que a História não ensina nada a ninguém. Entretanto, nesta história, há a figura do estudante, do estudioso, do curioso, do produtor e também do aprendiz do conhecimento histórico.
 
O que o doisladismo me aponta, do ponto de vista histórico, são os desperdícios de conquistas históricas. Tem história, mas carece de aprendiz. Um exemplo: em todas as sociedades, o homicídio passou por algum grau de reprovabilidade. Entretanto, foi na modernidade que se consagrou o direito à legítima defesa, situação que o indesejável homicídio é permitido. 
 
O princípio da legítima defesa, estudado em vários povos não modernos, estendido do individual ao coletivo, esteve presente na consagração do direito de resistência à opressão. Exatamente este direito, o de resistir. Sem ele não seríamos modernos pois foi ele que garantiu a “evolução” das formas de organização das sociedades. 
 
Legitimamente, para superar os paradoxos da opressão dos povos, foi a luta, a resistência que desinstalou o absolutismo francês, a descolonização da América do Norte, e só para ficar bem no começo de uma longa história moderna de lutas legítimas contra o arbítrio, contra o Estado que se coloca contra seus próprios governados. 
 
Sem esta referência histórica básica, a gente vem se perdendo, se afogando neste mar de doisladismo. 
 
É muito estranho ouvir: estamos polarizados! "Temos dois lados iguais, a oposição não pode aglomerar porque lutou contra isto até agora e se assim fizer está repetindo o outro polo."
 
Quanta desconsideração histórica! Em 29 de maio, eu fui para a rua ao encontro dos meus iguais. Aglomerei? Prefiro primeiro dizer o que não foi feito: o espírito da praça São Salvador não era de deboche com o vírus. Todos de máscara e álcool para higiene (quem estava sem máscara recebia gentilmente uma, acompanhada de álcool). As pessoas que se mantiveram distantes até agora não se tocavam, não se abraçavam, e todos se beneficiando da brisa do Rio Paraíba, a céu aberto. Não vi ninguém com escárnio com a pandemia, nem com os mortos, nem debochando da falta de ar que a covid produz. Muito menos cultuamos bonecos infláveis de caixa de remédio já demonstrado ser sem qualquer eficácia.
 
O que fizemos na praça? Demos um primeiro passo público, coletivo, contra quem nos oprime. 
 
Eu não queria ter quebrado a quarentena, nem nestes parâmetros de cuidados que tive na 29M. Sigo sendo contra aglomerações. E não contradigo nenhuma recomendação dos cientistas em relação à pandemia. Não mudei de opinião em relação à necessidade dos cuidados adotados nestes tantos meses de terror. Simplesmente assumi o risco.
 
A aceitação do risco surgiu da pergunta: qual seria o momento de começar a manifestar, externalizar que não darei margem para o prosseguimento do crime contra a humanidade que assola nosso país? 
 
 A CPI da COVID já levantou farto material que comprova que temos um Estado que age (não só se omite) para nos matar. Que não se importa com nossas vidas, que deseja mesmo, malthusianamente, um controle populacional demográfico, para tornar o ideal da pasta da Economia uma realidade.  É um Estado que guarda uma granada para colocar nos nossos bolsos, que lamenta que estejamos vivendo mais e melhor, que culpa a vida pelo “rombo da previdência”, que quer salvar os grandes e que quer que os pequenos e médios se fodam (não posso colocar entre aspas, pois não estou transcrevendo, mas estas são falas ou do "asno", ou do “gênio” da economia – “gênio” que participou da construção de um Chile que neste momento está em superação, exatamente porque houve o exercício do direito de resistir à opressão).
 
Fui à manifestação 29M com muito orgulho e esperança. É luta, é direito de resistência, é busca para diminuir as desigualdades. Não tem nada a ver com polarização, já que um dos lados, este que estou, está sendo massacrado.  Não tem nada a ver com dois lados diferentes e igualmente legítimos. 
 
Tenho sincero respeito por quem neste momento optou por não passar por este risco, porém, não compartilho de mesmo reconhecimento com quem supõe que diante de um Estado genocida, só devemos ir pra rua quando não houver risco, pois isto não acontecerá.  Quando não houver o risco de um vírus,  haverá o risco de milícias ou de policiais mandados,  o risco dos fundamentalistas,  o risco de deixar crescer a tragédia que estamos vivendo,  etc. Esqueçam o tempo em que fazer uma manifestação era estar todos de boas com a cara pintada na rua. De agora em diante os riscos se multiplicarão,  basta que observemos o que aconteceu em Recife.
 
Na luta contra a opressão, o que se quer é a queda do lado opressor, ilegítimo, arbitrário, absurdo e bárbaro. Não me peçam o reconhecimento do outro lado, pois eu fui às ruas em legítima defesa.
 
29 de Maio, 
 
Márcia Mérida
Professora de Historia e mestrado em Politica Sociais

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS