RURAL EM BANDEIRA VERMELHA, SEROPÉDICA EM BANDEIRA ROXA
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro encontra-se com a bandeira vermelha, de risco alto, e de acordo com o atual Mapa de Risco por Municípios divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a crise sanitária do Coronavírus se agravou em Seropédica, onde a UFRRJ está localiza.
O Município se encontra em ‘bandeira roxa’, a de mais alto risco para a Covid-19, isso implica que estão no pior nível da escala de contaminação e risco de colapso na saúde. A classificação considera um sistema de pontos que avalia a taxa de ocupação de leitos para covid-19, a previsão de esgotamento de leitos de UTI, a variação dos números de casos e óbitos, o percentual de testes positivos para diagnóstico de covid-19. Lembrando que no Brasil são 16.545.554 casos confirmados até 31/mai, e 462.791mortes.
Nas áreas de bandeira roxa, o Estado determina: a proibição de qualquer evento de aglomeração, a adoção de distanciamento social no ambiente de trabalho, conforme avaliação local; suspender as atividades econômicas não essenciais definidas pelo território, avaliando cada uma delas; e definir horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transportes públicos, adoção de quarentena, como expõe a Portaria 356/2020 (a), conforme avaliação do gestor.
A SES chama a atenção para a confirmação de que há uma nova variante do novo coronavírus em circulação no Estado do Rio de Janeiro. A nova cepa surgiu a partir de uma mutação ocorrida na linhagem P.1, que é a de maior frequência (91,49%) no estado.
Proteja a sua vida e a saúde coletiva! #FiqueEmCasa
Direção Colegiada do SINTUR-RJ