CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL
Curso básico de formação política e sindical: Capitalismo, crise e luta de classes: os trabalhadores da
educação na construção de alternativas
ORGANIZAÇÃO
SINTUR-RJ e Fundação de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais Dinarco Reis (FDR)
INTRODUÇÃO
Desde o início de 2020, a pandemia do novo coronavírus vem matando milhões de pessoas no mundo. Porém, a crise econômica, o desemprego, a violência, a criminalização das lutas, as privatizações e os ataques aos direitos dos trabalhadores já existiam bem antes da COVID-19. Há muito tempo que o capitalismo funciona como uma grave doença para a humanidade. A crise sanitária, na verdade, escancara as contradições da sociedade burguesa. Mais do que nunca, a classe trabalhadora precisa compreender a realidade em que (sobre)vive, aprender com as experiências históricas, se organizar e entrar na cena política.
OBJETIVO
Oferecer uma introdução aos aspectos teóricos, históricos e políticos das lutas e do processo de organização da classe trabalhadora, armando militantes do movimento sindical e popular para a compreensão dos atuais desafios e contribuindo para sua intervenção concreta.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Parte I – História e Teoria
1. Introdução à História do Movimento Sindical e Popular no Brasil O capitalismo no Brasil, a trajetória de resistência do movimento operário e popular e a construção de instrumentos de luta dos trabalhadores.
2. Classe trabalhadora, projetos políticos e concepções sindicais. A pluralidade teórico-política da classe trabalhadora nos debates sobre o Sindicato, o Partido, o Estado e a Revolução.
Parte II – Análise, Organização e Luta
3. Educação e luta de classes. A luta pela educação pública, o papel da educação para o capital hoje e os impactos da crise sanitária no ensino, pesquisa e extensão.
4. A conjuntura e as tarefas dos trabalhadores. As origens da atual crise econômica, social e sanitária, os limites do neoliberalismo e as alternativas à extrema-direita.
METODOLOGIA
• Quatro aulas online com duração de três horas cada, sendo uma hora e vinte minutos para exposição mais uma hora e quarenta minutos para perguntas e debate.
• Envio de textos preparatórios e leituras complementares aos participantes.
• Uso de ferramentas virtuais que permitam a interação dos participantes, a gravação das aulas e a exibição de slides e vídeos (Zoom ou Google Meet).
CALENDÁRIO E CARGA HORÁRIA
• Calendário: dias 10, 17 e 24 de junho e 1 de julho de 2021, sempre às 16:00.
• Aulas síncronas: 12 horas.
• Estudo de textos: 8 horas.
• Total: 20 horas.
CERTIFICADO
• Certificados emitidos pela FDR e enviado por e-mail aos participantes.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ