Solidariedade à luta do povo colombiano: basta de repressão e mortes!

Postado: 05/05/2021

Desde o dia 28 de abril, a Colômbia passa por uma série de protestos contra o governo de direita de Iván Duque e sua política de repressão e de morte ao ativismo social.
 
As manifestações tiveram início em razão de uma proposta de reforma tributária, que aumentava a cobrança de impostos da população. Com isso, em razão da grave situação do país em meio à pandemia, a medida foi o estopim para protestos que se repetem desde o último dia 28, ao que o governo tem respondido com brutal repressão. 
 
O governo deu ordem para militarizar os grandes centros urbanos, para tentar impor com sangue e fogo suas políticas antipopulares. Até o momento, foram registrados 1181 casos de abuso policial, 56 casos de uso de armas letais, 761 prisões arbitrárias, 9 casos de violência sexual e 35 vítimas do terrorismo de Estado do governo de direita. 
 
A proposta de reforma tributária apresentada pelo governo Iván Duque propunha o aumento do imposto sobre o valor agregado (IVA) de alimentos básicos, a gasolina, serviços públicos e a alíquota do imposto de renda sobre o salário dos trabalhadores e trabalhadoras, entre outras medidas, que jogam sobre as costas do povo pobre a conta da crise econômica criada pelo próprio governo.
 
Após dias de protestos, o governo anunciou a retirada da medida. Entretanto, a polarização social no país tem causas mais profundas. O quadro no país é de aumento do desemprego, altos índices de pobreza e o assassinato de lutadores sociais, em meio a um aumento flagrante da corrupção.
 
O SINTUR-RJ se solidariza com o povo colombiano e a sua luta contra um governo antipopular e rechaça a repressão brutal operada por Ivan Duque e por parte do parlamento. 
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS