Perseguição aos trabalhadores do Hv da UFRRJ

Postado: 03/04/2017

A Diretora do Instituto de Veterinária Miliane, o diretor do Hospital Veterinário Felipe e João Carlos Sena Maia (vice diretor do HV) exercendo o poder do cargo estão realizando reuniões individuais com os técnico-administrativos, um fato normal e legítimo, se o objetivo das reuniões não fosse para pressionar e ameaçar os trabalhadores.

As reuniões são gravadas, após permissão dos trabalhadores, só que a gravação sofre uma edição, no momento das ameaças as gravações são interrompidas, portanto, só é gravado o que interessa aos diretores.

As ameaças são as mais diversas, por exemplo: trabalhadores que recebem insalubridade, direito concedido pela Comissão de Insalubridade, estão sendo ameaçados pela Diretora de perder este direito, mesmo trabalhando no setor considerado insalubre, além , do servidor ameaçado desenvolver suas atribuições no mesmo recinto (sala) que os diretores, que não estão na rotina direta com os animais, mas mesmo assim recebem tal adicional, isso mostra mais uma vez o tratamento diferenciado que vem sendo dispensado aos servidores lotados no HV.

A ameaça de transferir de setor, situação colocada por “vários chefes” nesta universidade quando quer perseguir trabalhador, também está ocorrendo com um técnico do Hospital Veterinário.
A Direção ao invés de buscar a unidade dos trabalhadores, consequentemente garantindo um ambiente saudável, está dividindo-os e jogando uns contra os outros.

O carro da Rural e a portaria para dirigir estão sendo usada como trunfo na tentativa de iludir os trabalhadores e dividi-los.
A questão principal dos Diretores dentro do Hospital Veterinário é saber de que lado os trabalhadores estão. Quem não atende unicamente aos interesses dos Diretores, são considerados contra eles e por isto merecem ser perseguidos.

Mas porque estes trabalhadores estão sendo perseguidos?

Durante a greve denunciamos os ataques sofridos pelos grevistas, em especial ao Médico Veterinário Bruno. Mesmo durante a greve tentamos um diálogo e fomos tratados como vagabundos. Foi aberta uma Comissão de Sindicância, que até o momento, 02(dois) meses depois, as testemunhas do Bruno não foram ouvidas e nenhuma informação concreta foi encaminhada.

Após a greve, os trabalhadores decidiram exercer somente as atribuições inerentes ao seus cargos, isto significa não “quebrar galhos” dos Diretores, ou seja, tarefas de contínuo, limpeza, motorista, transporte de cães em seus carros, transporte de sangue, carregamento de caixas, entre outras tarefas, que não são de médico veterinário, auxiliar veterinário, assistente administrativo, portanto, não estão mais sendo realizadas por estes profissionais.

É importante destacar, que por muitos anos cumpriram estas tarefas para ajudar a direção, mas,

desde o momento que foram desrespeitados e desvalorizados pela atual direção, decidiram lutar por valorização. Estes profissionais estão trabalhando normalmente com a eficiência de sempre. O Hospital Veterinário segue atendendo normalmente com a qualidade dos serviços garantidos por estes profissionais, apesar do clima de desarmonia causado pela Direção.

Não vão nos calar!

A Direção do SINTUR-RJ ao tomar conhecimento das ameaças que a Diretora Miliane e o Diretor Felipe estão fazendo aos trabalhadores, imediatamente procurou-os e improvisou uma rápida reunião. Ao invés de buscar o diálogo, estes diretores resolveram denunciar no CONSU a direção do SINTUR-RJ por realizarem a reunião sem avisar. Esta atitude só mostra o desrespeito que estes trabalhadores estão sofrendo, estão sendo coagidos e assediados todos os dias. Ao invés de ouvir os trabalhadores, agora os Diretores querem impedir o sindicato de reunir com os técnico-administrativos, desrespeitando também mais este direito.

Não vamos aceitar imposição! 

Vamos reunir e defender os trabalhadores sempre que necessário. Não ao assédio moral.

Mas, apesar desta atitude dos Diretores do HV, estamos solicitando uma nova reunião com eles e a direção do SINTUR-RJ, pois nosso objetivo principal é estabelecer um diálogo entre a Direção do Hospital e os trabalhadores.

Todo o apoio aos Técnico-Administrativos do Hospital Veterinário!

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS