BANDEIRA VERMELHA

Postado: 30/12/2020

As complicações da contaminação da COVID-19 se agravou e o trabalhador da Equipe de Enfermagem da UFRRJ que estava em isolamento social, teve que ser internado a fim de receber tratamento especializado.
Enquanto este Trabalhador sofre, vimos relatos nas redes sociais de pessoas que contaminadas estão indo todos os dias ao Posto Médico para verificar taxas, contrariando as orientações de especialistas para ficarem em casa, em isolamento social, para evitarem a transmissão do novo coronavírus.
Ao terem conhecimento do diagnóstico e irem para o Posto Médico, um setor com pequeno espaço em que o atendimento é feito para todos no mesmo lugar, o que coloca em risco a todos que frequentam e trabalham neste setor.
Porque essas pessoas contaminadas não são orientadas a não frequentarem este setor? 
Porque essas pessoas, algumas trabalhadores da UFRRJ, não receberam as devidas orientações de que esse tratamento dado, mesmo com carinho, aos contaminados que procuram o setor coloca em risco a vida dos trabalhadores da limpeza, de todos da Equipe e os que utilizam este setor?
Essas pessoas, que contaminadas, procuram o Posto Médico todos os dias para verificarem taxas e saem felizes pelo tratamento atencioso dos médicos, às vezes sem Enfermagem, porque não são comunicados que a Equipe de Enfermagem, já normalmente reduzida, está ausente, pois o trabalhador da Enfermagem que deveria estar atendendo, está contaminado, em isolamento social, lutando pela vida.
Porque essa pessoa contaminada que frequenta todos os dias ao Posto Médico não é orientada que essa ação traz um grande abalo emocional para os trabalhadores do setor, ao tomarem conhecimento que há uma pessoa contaminada sendo atendida, cotidianamente, no mesmo espaço o qual ela é obrigada a permanacer por 24 horas? Essas mesmas pessoas sentem medo, ficarm abaladas, temem por suas vidas e de seus entes queridos.
Porque essas pessoas não estão sendo orientadas que médicos e enfermeiros do mundo todo estão sendo contaminados e morrendo, mesmo usando todas as medidas de proteção adequadas para lidar com as pessoas infectadas?
Se estiverem contaminados sigam as instruções dos especialistas, fiquem em casa seguindo as orientações médicas e em caso de dúvida liguem, não vá ao Posto Médico verificar taxas, sejam solidário, busquem  carinho e respeito com seus familiares e não em um local que você poderá transmitir a doença.
Entendemos que para uma pessoa adoecida, carente, emocionalmente sem orientação da Administração Central, fica realmente difícil atender algum protocolo, portanto, queremos expressar nossa solidariedade a todos que estão contaminados e procuram pelo Posto Médico, mas é preciso alertá-los: não contribua para que o Posto Médico da UFRRJ seja um foco de contaminação. 
Isolamento social é necessário para salvar vidas. 
Seguiremos lutando pela vacina, mas enquanto ela não chega é preciso que a Administração Central cuide e oriente os trabalhadores em serviços essenciais e toda a comunidade universitária.
Por tudo que foi mencionado até aqui,  seguimos através de ofício, perguntando:
Os trabalhadores contaminados e os que trabalham com eles, estão recebendo apoio emocional?
Essas pessoas estão sendo testadas ou pelos menos orientadas a ficarem em quarentena ao terem contatos com membros da Equipe que foram contaminados?
A UFRRJ está oferecendo algum tipo de acompanhamento aos contaminados?
A UFFRJ têm informações estatísticas de quantos trabalhadores foram contaminados? Quantos se recuperaram? E de quantos já morreram?
A UFRRJ têm acompanhamento se todos os cuidados necessários de prevenção estão sendo adotados corretamente por quem está exercendo os serviços essenciais ou utilizando as dependências da UFRRJ?
E os terceirizados, estão recebendo algum tipo de acompanhamento referente a prevenção ao Covid-19?Caso  contaminados, estão ficando em quarentena corretamente? 
UFRRJ segue em bandeira vermelha! Risco: Gravíssimo!
Trabalhar, sim!
Morrer, não!
Morte por omissão não é fatalidade.
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS