RELATÓRIO DA RODA DE CONVERSA VIRTUAL DAS MULHERES RURALINAS E CONVIDADAS

Postado: 30/12/2020

"Mulheres são como água, crescem quando se juntam!”
 
Relatório da Roda de Conversa Virtual das Mulheres Ruralinas e Convidadas, organizada pelo GT SAÚDE RURALINA, com metas a serem implementadas em 2021.
 
O Brasil é o 5°país no mundo que mais mata mulheres e as assassinadas agora, em pleno natal, que ocuparam a mídia comprovam essa estatística.
 
Foi para conversar sobre essa realidade que várias mulheres se encontraram, em uma roda de conversa organizada pelo GT Saúde Ruralina, em novembro de 2020.
 
Convidamos mulheres da Baixada Fluminense para compartilharem suas experiências, pois são mulheres que fazem há muito tempo, através das suas Entidades ou de forma individual uma grande resistência a todas as formas de violência às mulheres, cobrando, denunciando, orientando e apoiando a todas que sofrem qualquer tipo de violência e suas famílias.
 
Desse Encontro resultaram muitas propostas a serem implementadas em 2021:
 
1. Criação da Comissão Virtual (já criado em 2020).
 
2. Fazer uma atividade, com a participação de um médico, para discutir doenças que mais afetam a população negra, como a Anemia Falciforme.
 
3. Organizar uma Audiência Pública nas Câmaras de Vereadores da Baixada Fluminense para discutir a violência à mulher.
 
4. Criação de um Fórum Permanente de Discussão do tema violência às mulheres, tendo como um dos focos a humanização de quem faz atendimento às mulheres vítimas de violência.
 
5. Elaborar material sobre violência à mulher para ser distribuído aos homens como forma de diálogo a respeito desse assunto. 
 
6. Disponibilizar os perfis em redes sociais das Entidades, que as participantes atuam, para que seja possível acompanhar os projetos.
 
7. Distribuição do material do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher de Seropédica), de forma virtual e presencial.
 
8. Compromisso da Manutenção desse Grupo como forma de unificação da discussão da violência à mulher, com informações e realização de atividades. 
 
Feliz Ano novo para todas e que em 2021 possamos intensificar nossa luta contra a violência às mulheres e todas as formas de opressão.
 
NIAM: Rua: Travessa Abgail Vicente de Lima, n°28 A. Fazenda Caxias - Tel: (021) 3787:3763
 
Convidadas:
- Darci da Penha - Presidente do Conselho dos Direitos de Mulheres de Seropédica;
- Leci Carvalho - Professora da Rede Pública, candidata a Prefeita de Nova Iguaçu e Atuou no movimento pela conquista da DEAM (Delegacia Esp.de Atend.a Mulher de N.Iguaçu);
- Jamila Honório - Pedagoga e Coord. do NIAM (Núcleo Integrado de Atend. à Mulher de Seropédica);
- Roseli Novaes - Funcionária Pública Municipal/ Diretora do SEPE/Seropédica
- Thaís Xavier e Cinha Augusto - COPAMA (Coletivo de Pães e Mães da UFRRJ).
- Mãe Célia Morais - Educadora e ativista social,  palestrante, mãe de santo e graduanda em psicologia.
 
GT SAÚDE RURALINA

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS